sicnot

Perfil

Economia

Inflação baixa para 0,3% na zona euro e UE em maio

A taxa de inflação homóloga na zona euro e na União Europeia (UE) estabeleceu-se em 0,3% em maio, abaixo dos 0,5% e dos 0,6% do mesmo período de 2014, respetivamente, divulga hoje o Eurostat. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, a taxa de inflação subiu na comparação com abril, mês em que a variação homóloga foi de 0,0%, quer no grupo dos 19 países da moeda única, quer no conjunto dos Estados-membros.

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga em maio, que compara os preços nesse mês com o mesmo mês do ano anterior, foi de 1%, quando em abril tinha sido de 0,5%.

Oito Estados-membros apresentaram em maio taxas de inflação homólogas negativas: Chipre (-1,7%), Grécia (-1,4%), Eslovénia (-0,8%), Polónia (-0,6%), Bulgária, Espanha (-0,3% cada), Lituânia e Eslováquia (-0,1% cada).

Por outro lado, as taxas mais elevadas registaram-se na Roménia, em Malta (1,3% cada) e na Letónia (1,2%).

Face aos valores de abril, a inflação baixou em dois Estados-membros, manteve-se estável em três e aumentou em 23.

Analisando as principais componentes da inflação, na zona euro, o maior aumento de preços verificou-se no setor dos legumes, restaurantes e cafés e tabaco, enquanto o impacto negativo veio dos combustíveis e gás.

A baixa inflação tem impactos significativos na evolução da economia. Preocupado com isso, o Banco Central Europeu (BCE) tem em marcha um programa de compra de ativos em larga escala para combater a deflação e estimular a economia.

O BCE tem como mandato uma taxa de inflação da zona euro inferior, mas próxima, dos 2%.


Lusa
  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.