sicnot

Perfil

Economia

Inflação baixa para 0,3% na zona euro e UE em maio

A taxa de inflação homóloga na zona euro e na União Europeia (UE) estabeleceu-se em 0,3% em maio, abaixo dos 0,5% e dos 0,6% do mesmo período de 2014, respetivamente, divulga hoje o Eurostat. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, a taxa de inflação subiu na comparação com abril, mês em que a variação homóloga foi de 0,0%, quer no grupo dos 19 países da moeda única, quer no conjunto dos Estados-membros.

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga em maio, que compara os preços nesse mês com o mesmo mês do ano anterior, foi de 1%, quando em abril tinha sido de 0,5%.

Oito Estados-membros apresentaram em maio taxas de inflação homólogas negativas: Chipre (-1,7%), Grécia (-1,4%), Eslovénia (-0,8%), Polónia (-0,6%), Bulgária, Espanha (-0,3% cada), Lituânia e Eslováquia (-0,1% cada).

Por outro lado, as taxas mais elevadas registaram-se na Roménia, em Malta (1,3% cada) e na Letónia (1,2%).

Face aos valores de abril, a inflação baixou em dois Estados-membros, manteve-se estável em três e aumentou em 23.

Analisando as principais componentes da inflação, na zona euro, o maior aumento de preços verificou-se no setor dos legumes, restaurantes e cafés e tabaco, enquanto o impacto negativo veio dos combustíveis e gás.

A baixa inflação tem impactos significativos na evolução da economia. Preocupado com isso, o Banco Central Europeu (BCE) tem em marcha um programa de compra de ativos em larga escala para combater a deflação e estimular a economia.

O BCE tem como mandato uma taxa de inflação da zona euro inferior, mas próxima, dos 2%.


Lusa
  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00