sicnot

Perfil

Economia

Tsipras tem o futuro da Grécia nas mãos

Depois de 5 meses no poder Alexis Tsipras tem o futuro da Grécia nas mãos. O primeiro-ministro grego deverá encontrar-se hoje com a chanceler alemã Angela Merkel e com o presidente francês Francois Hollande, à margem do habitual conselho europeu que volta a juntar hoje os líderes da União em Bruxelas. 

Para amanhã está então confirmada nova reunião do Eurogrupo,  depois de ontem voltar a falhar o acordo entre Atenas e os credores internacionais.

Isto a quatro dias do fim do prazo para a Grécia pagar mais uma tranche ao Fundo Monetário Internacional, mais de mil e seiscentos milhões de euros que Atenas deveria devolver até 30 de junho.

  • Grécia domina a reunião agendada para discutir crise migratória na Europa
    3:15

    Mundo

    A reunião do Conselho Europeu tinha como objetivo discutir a crise migratória na Europa. A Grécia acabou por dominar a reunião. A chanceler alemã e o presidente francês consideram que a reunião de amanhã entre os ministros da zona euro é decisiva para um acordo com o primeiro-ministro grego. Ainda assim, os líderes dos 28 estados-membros da União Europeia tiveram tempo para acordar repartir entre si 40 mil refugiados da Síria e Eritreia nos próximos dois anos. A distribuição que será feita com base em quotas voluntárias.