sicnot

Perfil

Economia

Madrid garante que Espanha "está blindada" contra contágio devido à crise

Os receios duma saída da Grécia do euro fizeram cair as bolsas em Madrid e subir os juros da dívida, ainda que o ministro da Economia espanhol já tenha garantido que Espanha está "blindada" face à crise helénica. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

O IBEX 35 madrileno abriu a cair mais de 06 por cento, se bem que a meio da manhã se tenha estabilizado nos 3,5%. Mal abriu a cotação, a variação de alguns títulos foi tão grande que o regulador do mercado de valores teve de suspender a negociação de várias cotadas. Mais uma vez, a meio da manhã a situação já estava normalizada. 

 

As empresas Abengoa e Sacyr, com quedas de 8% e de 7%, respetivamente, lideram as quedas no IBEX, seguidas do setor financeiro (o Banco Popular cai 7,9%, enquanto o Sabadell, o Bankia, o Santander e o BBVA sofrem perdas em torno dos 6%). 

 

Nenhum título espanhol negoceia no verde, e os títulos que estão a suportar a crise grega são a Endesa, a Amadeus e a Gas Natural, com quedas de cerca de 2%. 

 

Por outro lado, o risco da dívida pública espanhola subiu 170 pontos base na abertura dos mercados caindo depois (após intervenção do BCE) para 150 pontos. A dívida italiana roçou os 200 pontos e a portuguesa atingiu os 211 pontos base. 

 

Na semana passada, a Goldman Sachs afirmava num relatório que, caso a Grécia aplicasse medidas de controle de capitais, o risco da dívida de Espanha e Itália poderiam disparar entre 200 e 250 pontos base, enquanto que no pior cenário (o Grexit, ou saída da Grécia do euro) o diferencial para os "bonds" alemães, nos quais previsivelmente os investidores se irão refugiar, poderia crescer entre 350 e 400 pontos base. 


 

Face a um início de dia muito complicado nos mercados e que ainda pode piorar, o Governo espanhol realizou uma reunião de emergência com a Grécia como tema único. 

 

Ainda antes, o ministro da Economia, Luís de Guindos, afirmou que a boa condição da economia espanhola "blinda" o país quanto a um possível efeito de contágio. 

 

"A situação de Espanha é muito diferente de outros países uma vez que é a economia que mais cresce; a situação dos bancos não tem nada a ver com a de há três anos e o nosso défice fiscal também não", assegurou o ministro em entrevista à Rádio Nacional Espanhola. 

 

Já na conferência de imprensa que se seguiu à reunião, De Guindos deixou claro que considera que a Grécia tem lugar e deve estar na zona euro.  

 

O ministro disse estar convencido de que a Grécia vai manter-se no euro, porque essa é "a melhor opção para a sociedade grega", independentemente dos eventuais riscos de contágio. 

 
 

Lusa

 
 

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC