sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico cai ligeiramente na zona euro mas sobe em Portugal

O indicador de sentimento económico do Eurostat caiu ligeiramente na zona euro e na União Europeia em junho, face a maio, enquanto em Portugal aumentou, divulgou hoje o Eurostat.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Segundo este indicador calculado pela Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico baixou 0,3 pontos entre maio e junho na zona euro (para 103,5) e 0,9 pontos no total dos 28 países da União Europeia (para 105,5).

Já Portugal contrariou a tendência ligeiramente negativa, com este indicador agora mais positivo, depois de aumentar 1,4 pontos para 105 entre maio e junho, depois da queda registada no mês anterior. O sentimento melhorou praticamente em todos os setores (indústria, serviços, comércio a retalho e consumo), sendo a exceção a construção.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico caiu apenas em Espanha, tendo aumentado em Itália e Holanda, enquanto na Alemanha e em França ficou praticamente inalterado.

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em junho, este caiu na zona euro, 0,14 pontos, com redução das expectativas sobre a produção e as encomendas.

Neste caso, o Eurostat não divulga dados por Estados-membros.



Lusa
  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00