sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico cai ligeiramente na zona euro mas sobe em Portugal

O indicador de sentimento económico do Eurostat caiu ligeiramente na zona euro e na União Europeia em junho, face a maio, enquanto em Portugal aumentou, divulgou hoje o Eurostat.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Segundo este indicador calculado pela Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico baixou 0,3 pontos entre maio e junho na zona euro (para 103,5) e 0,9 pontos no total dos 28 países da União Europeia (para 105,5).

Já Portugal contrariou a tendência ligeiramente negativa, com este indicador agora mais positivo, depois de aumentar 1,4 pontos para 105 entre maio e junho, depois da queda registada no mês anterior. O sentimento melhorou praticamente em todos os setores (indústria, serviços, comércio a retalho e consumo), sendo a exceção a construção.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico caiu apenas em Espanha, tendo aumentado em Itália e Holanda, enquanto na Alemanha e em França ficou praticamente inalterado.

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em junho, este caiu na zona euro, 0,14 pontos, com redução das expectativas sobre a produção e as encomendas.

Neste caso, o Eurostat não divulga dados por Estados-membros.



Lusa
  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.