sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico cai ligeiramente na zona euro mas sobe em Portugal

O indicador de sentimento económico do Eurostat caiu ligeiramente na zona euro e na União Europeia em junho, face a maio, enquanto em Portugal aumentou, divulgou hoje o Eurostat.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Segundo este indicador calculado pela Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico baixou 0,3 pontos entre maio e junho na zona euro (para 103,5) e 0,9 pontos no total dos 28 países da União Europeia (para 105,5).

Já Portugal contrariou a tendência ligeiramente negativa, com este indicador agora mais positivo, depois de aumentar 1,4 pontos para 105 entre maio e junho, depois da queda registada no mês anterior. O sentimento melhorou praticamente em todos os setores (indústria, serviços, comércio a retalho e consumo), sendo a exceção a construção.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico caiu apenas em Espanha, tendo aumentado em Itália e Holanda, enquanto na Alemanha e em França ficou praticamente inalterado.

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em junho, este caiu na zona euro, 0,14 pontos, com redução das expectativas sobre a produção e as encomendas.

Neste caso, o Eurostat não divulga dados por Estados-membros.



Lusa
  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.