sicnot

Perfil

Economia

Britânico reúne 65.000 euros em "crowfunding" para resgatar a Grécia

Um jovem britânico recolheu 65.000 euros através de uma operação de financiamento participativo, ou "crowfunding", na esperança de conseguir 1,6 mil milhões de euros que a Grécia tem de pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

© Pawel Kopczynski / Reuters

Thom Feeney, um londrino de 29 anos, que trabalha numa loja de sapatos no distrito de Covent Garden, apela a todos os cidadãos europeus para doarem um valor equivalente ao "preço de uma salada de azeitonas e queijo feta" para ajudar a Grécia a cobrir a parcela do empréstimo que deve ao FMI (Greek Bailout Fund)

Até hoje de manhã, através do sítio eletrónico especializado Indiegogo, mais de 4.500 pessoas responderam ao seu apelo, reunindo uma quantidade significativa, mas ainda muito longe do valor necessário.

Thom Finney promete recompensas para os doadores: um cartão postal do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras para doações de três euros; uma salada caseira de azeitonas e queijo feta para quem doar seis euros, uma garrafa de Ouzo para 10 euros e uma garrafa de vinho grega para valores a partir dos 25 euros.

Inicialmente, Finney prometeu também uma pequena ilha grega para quem oferecesse o montante total de 1,6 mil milhões, "mas o Indiegogo enviou um ´e-mail` a afirmar que tal não seria permitido, porque o governo grego não tinha formalmente concordado com a proposta".  

Questionado sobre o que o motivou a tomar esta iniciativa, Thom Finney disse que estava "cansado do prolongamento da crise grega, com os políticos a adiar constantemente, enquanto pessoas reais são afetadas pela situação".

 

Lusa

  • Grécia tem mais de um milhão de pobres
    2:19

    Economia

    Desde 2010, ano em que a Grécia pediu o primeiro resgate, que o desemprego e a pobreza não pararam de subir. Hoje a Grécia tem mais de um milhão de pobres, muitos deles desempregados há vários anos e sem qualquer perspectiva de futuro. A reportagem é dos enviados da SIC a Atenas.

  • Grécia não paga ao FMI
    2:39

    Economia

    As negociações não foram reatadas mas estão a decorrer contactos ao telefone entre Tsipras e Junker, o presidente da Comissão Europeia. Até agora não há qualquer sinal de entendimento, numa altura em que o tempo está a esgotar-se. Se nada se alterar nas próximas horas, a Grécia vai falhar hoje o pagamento de 1.600 mihões de euros ao FMI.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.