sicnot

Perfil

Economia

Britânico reúne 65.000 euros em "crowfunding" para resgatar a Grécia

Um jovem britânico recolheu 65.000 euros através de uma operação de financiamento participativo, ou "crowfunding", na esperança de conseguir 1,6 mil milhões de euros que a Grécia tem de pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

© Pawel Kopczynski / Reuters

Thom Feeney, um londrino de 29 anos, que trabalha numa loja de sapatos no distrito de Covent Garden, apela a todos os cidadãos europeus para doarem um valor equivalente ao "preço de uma salada de azeitonas e queijo feta" para ajudar a Grécia a cobrir a parcela do empréstimo que deve ao FMI (Greek Bailout Fund)

Até hoje de manhã, através do sítio eletrónico especializado Indiegogo, mais de 4.500 pessoas responderam ao seu apelo, reunindo uma quantidade significativa, mas ainda muito longe do valor necessário.

Thom Finney promete recompensas para os doadores: um cartão postal do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras para doações de três euros; uma salada caseira de azeitonas e queijo feta para quem doar seis euros, uma garrafa de Ouzo para 10 euros e uma garrafa de vinho grega para valores a partir dos 25 euros.

Inicialmente, Finney prometeu também uma pequena ilha grega para quem oferecesse o montante total de 1,6 mil milhões, "mas o Indiegogo enviou um ´e-mail` a afirmar que tal não seria permitido, porque o governo grego não tinha formalmente concordado com a proposta".  

Questionado sobre o que o motivou a tomar esta iniciativa, Thom Finney disse que estava "cansado do prolongamento da crise grega, com os políticos a adiar constantemente, enquanto pessoas reais são afetadas pela situação".

 

Lusa

  • Grécia tem mais de um milhão de pobres
    2:19

    Economia

    Desde 2010, ano em que a Grécia pediu o primeiro resgate, que o desemprego e a pobreza não pararam de subir. Hoje a Grécia tem mais de um milhão de pobres, muitos deles desempregados há vários anos e sem qualquer perspectiva de futuro. A reportagem é dos enviados da SIC a Atenas.

  • Grécia não paga ao FMI
    2:39

    Economia

    As negociações não foram reatadas mas estão a decorrer contactos ao telefone entre Tsipras e Junker, o presidente da Comissão Europeia. Até agora não há qualquer sinal de entendimento, numa altura em que o tempo está a esgotar-se. Se nada se alterar nas próximas horas, a Grécia vai falhar hoje o pagamento de 1.600 mihões de euros ao FMI.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.