sicnot

Perfil

Economia

Concessão do Oceanário aprovada hoje em Conselho de Ministros

A nova concessão do Oceanário de Lisboa, atribuída à Sociedade Francisco Manuel dos Santos, é hoje aprovada em conselho de ministros.

© Reuters Photographer / Reuter

A sociedade que controla a cadeia de supermercados Pingo Doce, foi a vencedora do concurso de privatização e vai gerir o oceanário através da nova Fundação Oceano Azul.


O governo diz que esta é a concessão de um serviço público e como tal deve garantir a promoção da cultura do mar e de conservação dos oceanos.


Já a Assembleia Municipal de Lisboa apresentou uma moção contra o negócio, esta terça-feira, com o argumento de que compromete os objetivos públicos do espaço, um dos mais visitados do país.


Recorde-se que com a entrega do negócio o estado recebe já 34 milhões de euros e uma renda de mais de um milhão por ano. 

 

 

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC