sicnot

Perfil

Economia

Primeiro-ministro francês nega "distanciamento" entre Paris e Berlim sobre a Grécia

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, negou hoje qualquer "distanciamento" entre a França e a Alemanha sobre a Grécia, depois de Berlim ter excluído negociar com Atenas antes do referendo de domingo.

© Stringer France / Reuters

"Li comentários sobre um afastamento entre a França e a Alemanha, um distanciamento [e] desminto formalmente essa análise. Nunca a relação franco-alemã esteve tão forte e tão útil à Europa", declarou Valls.

"Com a Alemanha, concertamo-nos em permanência sobre esta matéria como sobre todas as outras", insistiu, sublinhando que o Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, "conversaram nos últimos dias e ainda hoje de manhã falaram novamente".

Inquirido perto de Toulouse, no sudoeste de França, onde acompanhava o seu homólogo chinês em visita ao país, o primeiro-ministro socialista exortou os gregos a "votarem de olhos abertos" e a "retirar todas as consequências" de uma eventual vitória do 'Não' no referendo marcado para 05 de julho.

"Nós não queremos, sabem-no bem, nem ontem, nem hoje, nem amanhã, que a Grécia saia da Zona Euro. Precisamos da Grécia na Zona Euro", acrescentou o chefe do executivo francês.

"A nossa relação com a Grécia é diferente da que a Alemanha pode ter; as nossas opiniões são diferentes em relação ao dossiê grego", explicou Manuel Valls, acrescentando: "Nós queríamos -- e continuamos a querer -- um compromisso, mas não duvido por um instante que a Alemanha deseje também que a Grécia fique na Zona Euro -- evidentemente, não a qualquer custo".

 

 

 

 

Lusa

 

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.