sicnot

Perfil

Economia

Primeiro-ministro francês nega "distanciamento" entre Paris e Berlim sobre a Grécia

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, negou hoje qualquer "distanciamento" entre a França e a Alemanha sobre a Grécia, depois de Berlim ter excluído negociar com Atenas antes do referendo de domingo.

© Stringer France / Reuters

"Li comentários sobre um afastamento entre a França e a Alemanha, um distanciamento [e] desminto formalmente essa análise. Nunca a relação franco-alemã esteve tão forte e tão útil à Europa", declarou Valls.

"Com a Alemanha, concertamo-nos em permanência sobre esta matéria como sobre todas as outras", insistiu, sublinhando que o Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, "conversaram nos últimos dias e ainda hoje de manhã falaram novamente".

Inquirido perto de Toulouse, no sudoeste de França, onde acompanhava o seu homólogo chinês em visita ao país, o primeiro-ministro socialista exortou os gregos a "votarem de olhos abertos" e a "retirar todas as consequências" de uma eventual vitória do 'Não' no referendo marcado para 05 de julho.

"Nós não queremos, sabem-no bem, nem ontem, nem hoje, nem amanhã, que a Grécia saia da Zona Euro. Precisamos da Grécia na Zona Euro", acrescentou o chefe do executivo francês.

"A nossa relação com a Grécia é diferente da que a Alemanha pode ter; as nossas opiniões são diferentes em relação ao dossiê grego", explicou Manuel Valls, acrescentando: "Nós queríamos -- e continuamos a querer -- um compromisso, mas não duvido por um instante que a Alemanha deseje também que a Grécia fique na Zona Euro -- evidentemente, não a qualquer custo".

 

 

 

 

Lusa

 

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49