Primeiro-ministro francês nega "distanciamento" entre Paris e Berlim sobre a Grécia
02.07.2015 22h37
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, negou hoje qualquer "distanciamento" entre a França e a Alemanha sobre a Grécia, depois de Berlim ter excluído negociar com Atenas antes do referendo de domingo.

© Stringer France / Reuters
"Li comentários sobre um afastamento entre a França e a Alemanha, um distanciamento [e] desminto formalmente essa análise. Nunca a relação franco-alemã esteve tão forte e tão útil à Europa", declarou Valls.
"Com a Alemanha, concertamo-nos em permanência sobre esta matéria como sobre todas as outras", insistiu, sublinhando que o Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, "conversaram nos últimos dias e ainda hoje de manhã falaram novamente".
Inquirido perto de Toulouse, no sudoeste de França, onde acompanhava o seu homólogo chinês em visita ao país, o primeiro-ministro socialista exortou os gregos a "votarem de olhos abertos" e a "retirar todas as consequências" de uma eventual vitória do 'Não' no referendo marcado para 05 de julho.
"Nós não queremos, sabem-no bem, nem ontem, nem hoje, nem amanhã, que a Grécia saia da Zona Euro. Precisamos da Grécia na Zona Euro", acrescentou o chefe do executivo francês.
"A nossa relação com a Grécia é diferente da que a Alemanha pode ter; as nossas opiniões são diferentes em relação ao dossiê grego", explicou Manuel Valls, acrescentando: "Nós queríamos -- e continuamos a querer -- um compromisso, mas não duvido por um instante que a Alemanha deseje também que a Grécia fique na Zona Euro -- evidentemente, não a qualquer custo".
Lusa
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30