sicnot

Perfil

Economia

Líder do PS recusa especular eventual subida do défice em 2014

Líder do PS recusa especular eventual subida do défice em 2014

O secretário-geral do PS, António Costa, recusou hoje fazer especulações sobre as notícias que apontam para um agravamento do défice de 2014 em 6% devido à venda do Novo Banco e disse querer esperar pelo resultado final.

"Desde o primeiro minuto que tenho chamado a atenção de que foi uma precipitação o Governo e o Banco de Portugal terem garantido, à partida, que não haveria custos para os contribuintes. Não quero dizer nada neste momento que possa dificultar a negociação por parte do Estado", salientou o líder socialista aos jornalistas.

António Costa reagia à notícia do semanário Expresso segundo a qual a venda do Novo Banco pode levar "o défice do ano passado aos 6%". 

Segundo o jornal, o valor em causa depende do preço final de venda do banco que será negociado nas próximas semanas. O Fundo de Resolução injetou 4,9 mil milhões de euros no Novo Banco e a melhor proposta mais em cima da mesa ronda os 4,2 mil milhões de euros. 

"Não vamos especular, aguardemos serenamente pelos resultados finais, temos que desejar é que seja possível ao Estado poder fazer a melhor venda possível. Não vamos fazer previsões nem especulações, deixemos este processo chegar ao fim e nessa altura as contas serão feitas", salientou. 

Para o líder do PS, aquilo que se pode se desejar é que "o acordo seja o melhor possível para o Estado e que tenha o menor custo possível para a economia e para os contribuintes".

O secretário-geral socialista falava aos jornalistas à margem de uma visita às obras do Túnel do Marão, na zona de Amarante, distrito do Porto.

 

Lusa

  • Benfica não participa na final da Taça de Portugal de hóquei em patins

    Desporto

    O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na "final four" da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto com "o estado de degradação que atingiu" a modalidade e com a alegada dualidade de critérios. As "águias" deveriam jogar no sábado com o FC Porto, que se sagrou campeão, no sábado, na segunda meia-final da Taça de Portugal, já depois de a Física de Torres Vedras e o Sporting de Tomar já se terem defrontado em Gondomar.

  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13

    SIC 25 Anos

    No interior do país, a Guarda acusa todas as debilidades de um concelho envelhecido e desertificado. Faltam médicos especialistas e ofertas de emprego que, de ano para ano empobrecem o índice de atratividade da região e aumentam o despovoamento. Mas quem melhor do que as famílias para fazer o retrato da terra onde vivem e trabalham? Uma delas aceitou a proposta da SIC para fazer o roteiro do melhor e do pior da terra que escolheu para educar os filhos.

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58