sicnot

Perfil

Economia

Isenção de 50% do imposto sobre veículos para famílias numerosas

As famílias numerosas passam, a partir de janeiro, a ter isenção de 50% do valor do imposto sobre veículos na compra de carros com cinco ou mais lugares, benefício apenas reconhecido a um veículo por agregado.

© Fabrizio Bensch / Reuters

A alteração ao código do imposto sobre veículos foi hoje publicada em Diário da República e prevê que o montante da isenção não ultrapasse os 7.800 euros.

A isenção de 50% pode ser atribuída a agregados familiares que tenham mais de três dependentes a cargo e aos que tenham três dependentes, sendo que pelo menos dois deles tenham idade inferior a oito anos.

O reconhecimento da isenção deve ser pedido à Autoridade Tributária e são considerados agregados familiares os casais não separados judicialmente, cada um dos cônjuges ou ex-cônjuges nos casos de separação, para o pai ou mãe solteiros e dependentes a seu cargo ou para adotante solteiro e dependentes a seu cargo. Quanto a dependentes, são considerados os filhos, adotados e enteados.

Apenas são considerados para este benefício os automóveis ligeiros de passageiros com lotação superior a cinco lugares e com emissões específicas de CO2 iguais ou menores a 150 g/km.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC