sicnot

Perfil

Economia

Produção automóvel caiu 3,6% no primeiro semestre face ao período homólogo

A produção automóvel em Portugal caiu 3,6% no primeiro semestre deste ano relativamente ao período homólogo do ano anterior, divulgou esta quinta-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Apesar de no mês de junho a produção automóvel ter sido 4% superior à do mesmo mês de 2014, esta melhoria não foi suficiente para evitar uma queda acumulada de 3,6% no conjunto dos seis meses deste ano.

No primeiro semestre deste ano, foram produzidos 87.502 carros (entre ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e veículos pesados), abaixo dos 90.742 produzidos no mesmo período de 2014.

Do total de veículos produzidos até junho, 96,2% (84.207) destinaram-se à exportação, menos 4,1% do que os veículos exportados no período homólogo de 2014. 

A ACAP escreve no comunicado que a Alemanha absorveu 27,6% dos veículos que Portugal exportou, seguida de Espanha (13,7%) e do Reino Unido (9,9%). 

O total da União Europeia absorveu 76,6% dos veículos exportados, enquanto o total da Ásia representou 15,1%, sendo que a China ascendeu a 12,9% das exportações.

No mês de junho, descreve a ACAP, observaram-se variações positivas no setor dos automóveis ligeiros de passageiros (+9,7%) e dos veículos pesados (+7,5%), sendo de realçar que a produção de veículos pesados continua em crescimento desde o início do ano.

"Já a produção de veículos comerciais ligeiros evidenciou uma evolução desfavorável, tendo caído 11,7% no mês em causa", aponta a associação.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.