sicnot

Perfil

Economia

Produção automóvel caiu 3,6% no primeiro semestre face ao período homólogo

A produção automóvel em Portugal caiu 3,6% no primeiro semestre deste ano relativamente ao período homólogo do ano anterior, divulgou esta quinta-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Apesar de no mês de junho a produção automóvel ter sido 4% superior à do mesmo mês de 2014, esta melhoria não foi suficiente para evitar uma queda acumulada de 3,6% no conjunto dos seis meses deste ano.

No primeiro semestre deste ano, foram produzidos 87.502 carros (entre ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e veículos pesados), abaixo dos 90.742 produzidos no mesmo período de 2014.

Do total de veículos produzidos até junho, 96,2% (84.207) destinaram-se à exportação, menos 4,1% do que os veículos exportados no período homólogo de 2014. 

A ACAP escreve no comunicado que a Alemanha absorveu 27,6% dos veículos que Portugal exportou, seguida de Espanha (13,7%) e do Reino Unido (9,9%). 

O total da União Europeia absorveu 76,6% dos veículos exportados, enquanto o total da Ásia representou 15,1%, sendo que a China ascendeu a 12,9% das exportações.

No mês de junho, descreve a ACAP, observaram-se variações positivas no setor dos automóveis ligeiros de passageiros (+9,7%) e dos veículos pesados (+7,5%), sendo de realçar que a produção de veículos pesados continua em crescimento desde o início do ano.

"Já a produção de veículos comerciais ligeiros evidenciou uma evolução desfavorável, tendo caído 11,7% no mês em causa", aponta a associação.

Lusa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13