sicnot

Perfil

Economia

Futuro da Grécia decidido hoje?

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se hoje de manhã, para discutir o pedido do terceiro resgate grego.

© Christian Hartmann / Reuters

Ao fim de 9 horas de discussão, o encontro do Eurogrupo terminou sem entendimento. 


Ao que sic conseguiu apurar, os ministros querem que Atenas comece já a legislar na próxima semana e só depois estão dispostos a dar inicio às negociaçoes de um novo programa. 


Entrentao há também a notícia de que a Finlândia não vai aceitar um novo resgate financeiro para Atenas.

A reunião do Eurogrupo é retomada este domingo horas antes de dois encontros. Da parte da tarde está ainda prevista a cimeira de Estado e de Governo da zona euro e depois o Conselho Europeu. 


No final do encontro, o presidente do Eurogrupo afirmou que os trabalhos foram suspensos e que o processo é ainda dificil. 

A acompanhar, em permanência, os desenvolvimentos da crise na Grécia, estão as repórteres da SIC Susana Frexes, em Bruxelas e Cândida Pinto, em Atenas. 

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.