sicnot

Perfil

Economia

Ordenados em atraso em 480 empresas no 1º semestre

Entre janeiro e junho deste ano, 480 empresas portuguesas tinham ordenados em atraso no valor de 1,8 milhões de euros. Uma irregularidade detetada pla Autoridade para as Condições do Trabalho, que nos primeiros seis meses do ano fez quase 14 mil inspeções a cerca de 9 mil empresas.

Empresas que apresentarem até hoje as declarações de remunerações de todos os trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional podem beneficiar da redução da TSU.

Empresas que apresentarem até hoje as declarações de remunerações de todos os trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional podem beneficiar da redução da TSU.

(LUSA/ ARQUIVO)

Parte dos atrasos salariais acabam por ser resolvidos pelo Fundo de Garantia Social a que os trabalhadores afetados podem recorrer. Só nos primeiros seis meses do ano, o fundo já foi ativado para pagar a mais de 9 mil trabalhadores.

De acordo com o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, este ano estão sobretudo em causa atrasos nos subsídios de férias e de Natal.

No ano passado a dívida no pagamento aos trabalhadores chegou aos 5,4 milhões de euros. Um valor três vezes mais alto do que o detetado pla Autoridade para as Condições do Trabalho até agora.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.