sicnot

Perfil

Economia

Ordenados em atraso em 480 empresas no 1º semestre

Entre janeiro e junho deste ano, 480 empresas portuguesas tinham ordenados em atraso no valor de 1,8 milhões de euros. Uma irregularidade detetada pla Autoridade para as Condições do Trabalho, que nos primeiros seis meses do ano fez quase 14 mil inspeções a cerca de 9 mil empresas.

Empresas que apresentarem até hoje as declarações de remunerações de todos os trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional podem beneficiar da redução da TSU.

Empresas que apresentarem até hoje as declarações de remunerações de todos os trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional podem beneficiar da redução da TSU.

(LUSA/ ARQUIVO)

Parte dos atrasos salariais acabam por ser resolvidos pelo Fundo de Garantia Social a que os trabalhadores afetados podem recorrer. Só nos primeiros seis meses do ano, o fundo já foi ativado para pagar a mais de 9 mil trabalhadores.

De acordo com o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, este ano estão sobretudo em causa atrasos nos subsídios de férias e de Natal.

No ano passado a dívida no pagamento aos trabalhadores chegou aos 5,4 milhões de euros. Um valor três vezes mais alto do que o detetado pla Autoridade para as Condições do Trabalho até agora.

  • País

    Caiu um helicóptero que estava a operar no combate aos incêndios em Cabril, no concelho de Castro Daire. As autoridades ainda não terão conseguido chegar ao local da queda. O piloto era o único ocupante do aparelho, que se incendiou logo após a queda.

    Em atualização

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38