sicnot

Perfil

Economia

Número de empresas insolventes em Portugal aumentou 5% no 1.º semestre deste ano

O número de empresas insolventes em Portugal aumentou 5% no primeiro semestre de 2015 face ao período homólogo de 2014, num total de 2.918, segundo números da Cosec hoje conhecidos.

De acordo com o relatório 'Cosec Insolvências 2015', hoje divulgado por aquela seguradora, entre janeiro e junho deste ano, foram registadas 2.918 insolvências e 532 processos especiais de revitalização (PER), um aumento homólogo de 5% e de 7%, respetivamente.

Numa análise por setores económicos, a construção continua a ser a área com mais casos de insolvências, representando 24% do total, apesar de se ter registado uma queda de 4% face ao primeiro semestre de 2014.

Já quanto à distribuição geográfica, os distritos que registaram mais insolvências foram os de Lisboa (25,5%), Porto (20%) e Braga (11,3%).

Considerando a dimensão das empresas insolventes, continua a registar-se uma "clara distinção entre as empresas classificadas como microempresa e as restantes", uma vez que 68% das insolvências acontece em microempresas.

Quanto aos processos especiais de revitalização, entre janeiro e junho deste ano, 532 empresas pediram a entrada neste regime, um aumento de 7% face aos mesmos meses do ano passado.

Os setores da construção (153 empresas), dos serviços (109 empresas) e do retalho (64 empresas) são os que registam maior número de pedidos de acesso ao regime de processo especial de revitalização, e, numa análise por dimensão, 79% das que solicitam este regime são micro ou pequenas empresas.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.