sicnot

Perfil

Economia

Número de empresas insolventes em Portugal aumentou 5% no 1.º semestre deste ano

O número de empresas insolventes em Portugal aumentou 5% no primeiro semestre de 2015 face ao período homólogo de 2014, num total de 2.918, segundo números da Cosec hoje conhecidos.

De acordo com o relatório 'Cosec Insolvências 2015', hoje divulgado por aquela seguradora, entre janeiro e junho deste ano, foram registadas 2.918 insolvências e 532 processos especiais de revitalização (PER), um aumento homólogo de 5% e de 7%, respetivamente.

Numa análise por setores económicos, a construção continua a ser a área com mais casos de insolvências, representando 24% do total, apesar de se ter registado uma queda de 4% face ao primeiro semestre de 2014.

Já quanto à distribuição geográfica, os distritos que registaram mais insolvências foram os de Lisboa (25,5%), Porto (20%) e Braga (11,3%).

Considerando a dimensão das empresas insolventes, continua a registar-se uma "clara distinção entre as empresas classificadas como microempresa e as restantes", uma vez que 68% das insolvências acontece em microempresas.

Quanto aos processos especiais de revitalização, entre janeiro e junho deste ano, 532 empresas pediram a entrada neste regime, um aumento de 7% face aos mesmos meses do ano passado.

Os setores da construção (153 empresas), dos serviços (109 empresas) e do retalho (64 empresas) são os que registam maior número de pedidos de acesso ao regime de processo especial de revitalização, e, numa análise por dimensão, 79% das que solicitam este regime são micro ou pequenas empresas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.