sicnot

Perfil

Economia

Supremo Tribunal de Justiça confirma condenação do Santander a devolver dinheiro de Swap

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou esta terça-feira a nulidade de um contrato Swap celebrado entre o Santander Totta e a Fábrica de Papéis dos Cunhas. O Supremo confirma assim a decisão tomada no início do ano de condenar o banco ao pagamento de quase 2,5 milhões de euros à empresa da Lousada.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

O banco já não pode recorrer, mas, ao que a SIC apurou, está a ponderar pedir a uniformização de jurisprudência. Na prática, trata-se de um pedido de clarificação ao tribunal, uma vez que o mesmo Supremo decidiu em sentido diferente noutros dois casos que envolviam Swap do Santander.

O contrato Swap em causa, nesta decisão, foi considerado especulativo e nulo, uma vez que não tinha associado um contrato de empréstimo, como é habitual.

  • Santander condenado a devolver dinheiro de contrato Swap
    1:57

    Economia

    O banco Santander foi condenado a pagar mais de dois milhões de euros a uma empresa de Lousada. O Supremo Tribunal de Justiça confirmou uma decisão que já tinha sido tomada pela relação. Em causa estão 3 contratos Swap, considerados especulativos e tóxicos, que prejudicaram a empresa de produção de papel.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".