sicnot

Perfil

Economia

Supremo Tribunal de Justiça confirma condenação do Santander a devolver dinheiro de Swap

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou esta terça-feira a nulidade de um contrato Swap celebrado entre o Santander Totta e a Fábrica de Papéis dos Cunhas. O Supremo confirma assim a decisão tomada no início do ano de condenar o banco ao pagamento de quase 2,5 milhões de euros à empresa da Lousada.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

O banco já não pode recorrer, mas, ao que a SIC apurou, está a ponderar pedir a uniformização de jurisprudência. Na prática, trata-se de um pedido de clarificação ao tribunal, uma vez que o mesmo Supremo decidiu em sentido diferente noutros dois casos que envolviam Swap do Santander.

O contrato Swap em causa, nesta decisão, foi considerado especulativo e nulo, uma vez que não tinha associado um contrato de empréstimo, como é habitual.

  • Santander condenado a devolver dinheiro de contrato Swap
    1:57

    Economia

    O banco Santander foi condenado a pagar mais de dois milhões de euros a uma empresa de Lousada. O Supremo Tribunal de Justiça confirmou uma decisão que já tinha sido tomada pela relação. Em causa estão 3 contratos Swap, considerados especulativos e tóxicos, que prejudicaram a empresa de produção de papel.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.