sicnot

Perfil

Economia

Financial Times vendido ao grupo japonês Nikkei por 1,2 mil M€

A Pearson anunciou hoje que chegou a acordo com os japoneses Nikkei para a venda do grupo FT, que detém o jornal Financial Times, por cerca de 1,2 mil milhões de euros (1,3 mil milhões de dólares).

© Peter Nicholls / Reuters

A venda não inclui a participação de 50% que a Pearson tem no grupo Economist, nem as propriedades em Londres, adiantou a empresa.

"Chegámos a um ponto de inflexão nos 'media', levados pelo crescimento explosivo do móvel e social", afirmou o presidente executivo da Pearson, John Fallon, em comunicado.

"Neste novo ambiente, a melhor forma de assegurar o sucesso comercial e jornalístico do FT é fazer parte de uma empresa de comunicação global e digital", acrescentou.

Publicado pela primeira vez em 1888, a circulação do jornal económico atingiu 720.000 no ano passado, com as subscrições digitais a representarem 70% do seu total.

Evercore, Goldman Sachs e JP Morgan Cazenove foram os conselheiros financeiros da Pearson no negócio.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.