sicnot

Perfil

Economia

Banco Mundial desembolsa 50 milhões de dólares para educação em Moçambique

O Banco Mundial vai desembolsar 50 milhões de dólares (45 milhões de euros) para apoiar o ensino em Moçambique, no âmbito da ajuda à implementação do Plano Estratégico de Educação no país.

© Andy Clark / Reuters

O valor, a ser canalizado através do Fundo de Apoio ao Setor da Educação, visa contribuir para a expansão e melhoria da qualidade de ensino em Moçambique, de acordo com um comunicado do Banco Mundial enviado hoje à Lusa.

"A educação é o alicerce das sociedades e do desenvolvimento sustentável. Dá-me grande satisfação apoiar esta causa, através de mais uma demonstração do nosso compromisso com este objetivo de desenvolvimento essencial", disse Mark Lundell, diretor do Banco Mundial para Moçambique, citado no comunicado.

O montante vem complementar os cerca de 53 milhões de euros distribuídos em maio pela organização Parceria Global para a Educação (PGE), no âmbito da ajuda ao setor primário em Moçambique.

"Moçambique é um dos primeiros países a receber uma subvenção ao abrigo do novo modelo de financiamento, que incentiva os países a melhorarem a equidade e a eficiência da educação", acrescentou Alice Albright, diretora executiva da PGE, que presta assistência técnica e financeira à educação em países em desenvolvimento desde 2002.

No total, são cerca de 95 milhões de euros que o Banco Mundial disponibilizados este ano para o apoio de projetos de expansão da rede escolar no país, bem como para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Moçambique.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.