sicnot

Perfil

Economia

Banco Mundial desembolsa 50 milhões de dólares para educação em Moçambique

O Banco Mundial vai desembolsar 50 milhões de dólares (45 milhões de euros) para apoiar o ensino em Moçambique, no âmbito da ajuda à implementação do Plano Estratégico de Educação no país.

© Andy Clark / Reuters

O valor, a ser canalizado através do Fundo de Apoio ao Setor da Educação, visa contribuir para a expansão e melhoria da qualidade de ensino em Moçambique, de acordo com um comunicado do Banco Mundial enviado hoje à Lusa.

"A educação é o alicerce das sociedades e do desenvolvimento sustentável. Dá-me grande satisfação apoiar esta causa, através de mais uma demonstração do nosso compromisso com este objetivo de desenvolvimento essencial", disse Mark Lundell, diretor do Banco Mundial para Moçambique, citado no comunicado.

O montante vem complementar os cerca de 53 milhões de euros distribuídos em maio pela organização Parceria Global para a Educação (PGE), no âmbito da ajuda ao setor primário em Moçambique.

"Moçambique é um dos primeiros países a receber uma subvenção ao abrigo do novo modelo de financiamento, que incentiva os países a melhorarem a equidade e a eficiência da educação", acrescentou Alice Albright, diretora executiva da PGE, que presta assistência técnica e financeira à educação em países em desenvolvimento desde 2002.

No total, são cerca de 95 milhões de euros que o Banco Mundial disponibilizados este ano para o apoio de projetos de expansão da rede escolar no país, bem como para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Moçambique.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.