sicnot

Perfil

Economia

CMVM quer mais mulheres nos lugares de topo das empresas

A seleção dos candidatos para lugares nos conselho de administração das sociedades cotadas deverá ser acompanhada por uma comissão, que deverá assegurar uma maior presença das mulheres nos lugares de topo das empresas, segundo a proposta da CMVM.

A proposta de criação de uma comissão para acompanhar a seleção e avaliação dos administradores das empresas cotadas, a partir de hoje e até 22 de agosto em consulta pública na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A proposta de criação de uma comissão para acompanhar a seleção e avaliação dos administradores das empresas cotadas, a partir de hoje e até 22 de agosto em consulta pública na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A proposta de criação de uma comissão para acompanhar a seleção e avaliação dos administradores das empresas cotadas, a partir de hoje e até 28 de agosto em consulta pública na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), pretende um maior equilíbrio de género com reflexos até 2020.

Essa comissão, que será criada pelo conselho de administração ou pelo conselho geral e de supervisão, consoante o modelo de governação, terá que conduzir o processo de identificação e seleção de candidatos ao preenchimento de vagas no órgão de administração.

Neste âmbito, o regulador do mercado quer que essa comissão defina critérios e requisitos relativos ao perfil de novos membros dos órgãos societários adequado à função a desempenhar, considerando atributos individuais (como independência, integridade, experiência e competência), mas também de diversidade, dando particular atenção ao do género, lê-se na proposta em consulta pública.

A comissão terá ainda que assegurar que os processos de seleção são transparentes e contêm mecanismos efetivos de identificação de potenciais candidatos.

A execução das recomendações precedentes deve ser estar vertida num programa, a estabelecer e publicar por cada sociedade, onde constem metas que assegurem um maior equilíbrio de género até 2020.

As alterações agora propostas enquadram-se no compromisso assumido pela CMVM de revisão periódica do seu Código de Governo das Sociedades e justificam-se também pelos recentes desenvolvimentos regulatórios, de mercado e ainda ao nível da autorregulação.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.