sicnot

Perfil

Economia

CMVM alerta para riscos da política seguida pelo BCE

A Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) alertou esta quarta-feira para os riscos da politica que tem sido seguida pelo Banco Central Europeu (BCE).

A CMVM diz que esta política pode dar origem a bolhas no mercado imobiliário e a investimento em dívida pouco segura. (Arquivo)

A CMVM diz que esta política pode dar origem a bolhas no mercado imobiliário e a investimento em dívida pouco segura. (Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Um dos riscos é a injeção de liquidez no sistema não chegar às empresas nem às familias, e, portanto, a inflação continuar muito baixa.

Se isso acontecer, as perpetivas para a economia da Europa serão pessimistas: um cenário de deflação, com crescimento fraco e grandes taxas de desemprego.

Num estudo publicado esta quarta-feira, a CMVM diz ainda que esta política pode dar origem a bolhas no mercado imobiliário e a investimento em dívida pouco segura.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.