sicnot

Perfil

Economia

Microsoft lança hoje Windows 10

A empresa tecnológica Microsoft prepara-se para lançar hoje o Windows 10, a última atualização do seu sistema operativo com que procura manter a relevância no mundo dos dispositivos móveis, controlado pela Apple e Google.

© Mike Segar / Reuters

A Microsoft vai oferecer a atualização para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos.

"Este é o nosso melhor Windows e estamos a oferecer a atualização grátis para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos", disse o diretor de marketing do grupo, Will Dixon, à Efe.

"Acreditamos que vamos estar numa posição muito boa como empresa, se conseguirmos o objetivo dos mil milhões de utilizadores", acrescentou.

Entre as novas funções do Windows 10, que vai começar primeiro nos computadores e tabletes, está o novo navegador Edge, bem como a versão para computadores de Cortana, a assistente de voz equivalente a Google Now e a Siri, da Apple.

Dixon destacou que a Cortana pode responder a perguntas do utilizador, abrir aplicações e tomar notas, além de ter "sentido de humor" e ser capaz de contar anedotas.

O Windows 10 reintroduz o menu de início (start) através do qual os utilizadores podem aceder a aplicações e funções e que tinha desaparecido na atualização anterior deste sistema operativo, a do Windows 8.

Lusa

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00