sicnot

Perfil

Economia

Microsoft lança hoje Windows 10

A empresa tecnológica Microsoft prepara-se para lançar hoje o Windows 10, a última atualização do seu sistema operativo com que procura manter a relevância no mundo dos dispositivos móveis, controlado pela Apple e Google.

© Mike Segar / Reuters

A Microsoft vai oferecer a atualização para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos.

"Este é o nosso melhor Windows e estamos a oferecer a atualização grátis para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos", disse o diretor de marketing do grupo, Will Dixon, à Efe.

"Acreditamos que vamos estar numa posição muito boa como empresa, se conseguirmos o objetivo dos mil milhões de utilizadores", acrescentou.

Entre as novas funções do Windows 10, que vai começar primeiro nos computadores e tabletes, está o novo navegador Edge, bem como a versão para computadores de Cortana, a assistente de voz equivalente a Google Now e a Siri, da Apple.

Dixon destacou que a Cortana pode responder a perguntas do utilizador, abrir aplicações e tomar notas, além de ter "sentido de humor" e ser capaz de contar anedotas.

O Windows 10 reintroduz o menu de início (start) através do qual os utilizadores podem aceder a aplicações e funções e que tinha desaparecido na atualização anterior deste sistema operativo, a do Windows 8.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".