sicnot

Perfil

Economia

Microsoft lança hoje Windows 10

A empresa tecnológica Microsoft prepara-se para lançar hoje o Windows 10, a última atualização do seu sistema operativo com que procura manter a relevância no mundo dos dispositivos móveis, controlado pela Apple e Google.

© Mike Segar / Reuters

A Microsoft vai oferecer a atualização para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos.

"Este é o nosso melhor Windows e estamos a oferecer a atualização grátis para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos", disse o diretor de marketing do grupo, Will Dixon, à Efe.

"Acreditamos que vamos estar numa posição muito boa como empresa, se conseguirmos o objetivo dos mil milhões de utilizadores", acrescentou.

Entre as novas funções do Windows 10, que vai começar primeiro nos computadores e tabletes, está o novo navegador Edge, bem como a versão para computadores de Cortana, a assistente de voz equivalente a Google Now e a Siri, da Apple.

Dixon destacou que a Cortana pode responder a perguntas do utilizador, abrir aplicações e tomar notas, além de ter "sentido de humor" e ser capaz de contar anedotas.

O Windows 10 reintroduz o menu de início (start) através do qual os utilizadores podem aceder a aplicações e funções e que tinha desaparecido na atualização anterior deste sistema operativo, a do Windows 8.

Lusa

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.