sicnot

Perfil

Economia

Microsoft lança hoje Windows 10

A empresa tecnológica Microsoft prepara-se para lançar hoje o Windows 10, a última atualização do seu sistema operativo com que procura manter a relevância no mundo dos dispositivos móveis, controlado pela Apple e Google.

© Mike Segar / Reuters

A Microsoft vai oferecer a atualização para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos.

"Este é o nosso melhor Windows e estamos a oferecer a atualização grátis para conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos", disse o diretor de marketing do grupo, Will Dixon, à Efe.

"Acreditamos que vamos estar numa posição muito boa como empresa, se conseguirmos o objetivo dos mil milhões de utilizadores", acrescentou.

Entre as novas funções do Windows 10, que vai começar primeiro nos computadores e tabletes, está o novo navegador Edge, bem como a versão para computadores de Cortana, a assistente de voz equivalente a Google Now e a Siri, da Apple.

Dixon destacou que a Cortana pode responder a perguntas do utilizador, abrir aplicações e tomar notas, além de ter "sentido de humor" e ser capaz de contar anedotas.

O Windows 10 reintroduz o menu de início (start) através do qual os utilizadores podem aceder a aplicações e funções e que tinha desaparecido na atualização anterior deste sistema operativo, a do Windows 8.

Lusa

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43