sicnot

Perfil

Economia

Yanis Varoufakis diz que Espanha corre risco de acabar como a Grécia

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis disse que Espanha corre o risco de "se transformar numa Grécia" e que isso "acontecerá se se continuarem a repetir os mesmos erros que foram impostos" ao seu país.

Geert Vanden Wijngaert

Em entrevista publicada na edição de hoje do diário espanhol El País, Varoufakis considera que o terceiro resgate à Grécia "está desenhado para fracassar" e que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, "nunca esteve interessado em chegar a um acordo que possa funcionar", senão em "redesenhar a zona euro", e acrescenta que parte desse plano é "a saída da Grécia" da mesma.

Na sua opinião, "o 'Grexit' vai ser usado para criar o medo necessário em Madrid, Roma e Paris" e "o plano de Schäuble é impor a 'troika' em todo o lado". "Em Madrid e em Roma, mas especialmente em Paris".

Para o antigo ministro helénico, "o que aconteceu na Grécia é um golpe de Estado: a asfixia de um país através de restrições de liquidez". O resultado, acrescentou, "é o mesmo que ter derrotado um governo ou tê-lo forçado a derrotar-se a si próprio".

"Os espanhóis têm de olhar para a sua situação económica e social e ver o que o seu país necessita, independentemente do que se passa na Grécia ou onde quer que seja. O perigo de se tornar numa Grécia mantém-se e será uma realidade se se repetirem os mesmos erros que lhe foram impostos", adiantou.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC