sicnot

Perfil

Economia

Yanis Varoufakis diz que Espanha corre risco de acabar como a Grécia

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis disse que Espanha corre o risco de "se transformar numa Grécia" e que isso "acontecerá se se continuarem a repetir os mesmos erros que foram impostos" ao seu país.

Geert Vanden Wijngaert

Em entrevista publicada na edição de hoje do diário espanhol El País, Varoufakis considera que o terceiro resgate à Grécia "está desenhado para fracassar" e que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, "nunca esteve interessado em chegar a um acordo que possa funcionar", senão em "redesenhar a zona euro", e acrescenta que parte desse plano é "a saída da Grécia" da mesma.

Na sua opinião, "o 'Grexit' vai ser usado para criar o medo necessário em Madrid, Roma e Paris" e "o plano de Schäuble é impor a 'troika' em todo o lado". "Em Madrid e em Roma, mas especialmente em Paris".

Para o antigo ministro helénico, "o que aconteceu na Grécia é um golpe de Estado: a asfixia de um país através de restrições de liquidez". O resultado, acrescentou, "é o mesmo que ter derrotado um governo ou tê-lo forçado a derrotar-se a si próprio".

"Os espanhóis têm de olhar para a sua situação económica e social e ver o que o seu país necessita, independentemente do que se passa na Grécia ou onde quer que seja. O perigo de se tornar numa Grécia mantém-se e será uma realidade se se repetirem os mesmos erros que lhe foram impostos", adiantou.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC