sicnot

Perfil

Economia

Taxas cobradas nos aeroportos vão subir em média 2,93% no próximo ano

As taxas cobradas nos aeroportos vão subir em média 2,93% no próximo ano. É esta a proposta da ANA, a empresa que gere as aeroportos, que justifica a subida com os investimentos que terá de fazer nos próximos quatro anos para dar resposta ao aumento de tráfego e que estão avaliados em mais de 250 milhões de euros.

Assim, a ANA propõe um aumento de cerca de 4,5% no aeroporto de Lisboa e de 1,5% no Porto. Em Faro, a subida deverá ser de 1% e de 0,7% nos Açores. Para os aeroportos da Madeira está prevista uma redução de 1% nas taxas.


No comunicado, a empresa garante que apesar dos aumentos os valores cobrados nos aeroportos nacionais vão continuar a ser inferiores aos praticados nos aeroportos europeus comparáveis.


A proposta da ANA está já em fase de consulta pública, que durará dois meses. Será depois avaliada pelo regulador. Só entrará em vigor no arranque do ano, se a Agência Nacional de Aviação Civil der luz verde às subidas.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57