sicnot

Perfil

Economia

Taxas cobradas nos aeroportos vão subir em média 2,93% no próximo ano

As taxas cobradas nos aeroportos vão subir em média 2,93% no próximo ano. É esta a proposta da ANA, a empresa que gere as aeroportos, que justifica a subida com os investimentos que terá de fazer nos próximos quatro anos para dar resposta ao aumento de tráfego e que estão avaliados em mais de 250 milhões de euros.

Assim, a ANA propõe um aumento de cerca de 4,5% no aeroporto de Lisboa e de 1,5% no Porto. Em Faro, a subida deverá ser de 1% e de 0,7% nos Açores. Para os aeroportos da Madeira está prevista uma redução de 1% nas taxas.


No comunicado, a empresa garante que apesar dos aumentos os valores cobrados nos aeroportos nacionais vão continuar a ser inferiores aos praticados nos aeroportos europeus comparáveis.


A proposta da ANA está já em fase de consulta pública, que durará dois meses. Será depois avaliada pelo regulador. Só entrará em vigor no arranque do ano, se a Agência Nacional de Aviação Civil der luz verde às subidas.

  • Chuva, vento, granizo e neve em 13 distritos
    1:42

    País

    Treze distritos do continente estão sob aviso amarelo de mau tempo, com previsão de chuva, granizo e neve. O vento forte também se faz sentir nos distritos de Beja, Faro e Setúbal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.