sicnot

Perfil

Economia

Taxas cobradas nos aeroportos vão subir em média 2,93% no próximo ano

As taxas cobradas nos aeroportos vão subir em média 2,93% no próximo ano. É esta a proposta da ANA, a empresa que gere as aeroportos, que justifica a subida com os investimentos que terá de fazer nos próximos quatro anos para dar resposta ao aumento de tráfego e que estão avaliados em mais de 250 milhões de euros.

Assim, a ANA propõe um aumento de cerca de 4,5% no aeroporto de Lisboa e de 1,5% no Porto. Em Faro, a subida deverá ser de 1% e de 0,7% nos Açores. Para os aeroportos da Madeira está prevista uma redução de 1% nas taxas.


No comunicado, a empresa garante que apesar dos aumentos os valores cobrados nos aeroportos nacionais vão continuar a ser inferiores aos praticados nos aeroportos europeus comparáveis.


A proposta da ANA está já em fase de consulta pública, que durará dois meses. Será depois avaliada pelo regulador. Só entrará em vigor no arranque do ano, se a Agência Nacional de Aviação Civil der luz verde às subidas.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.