sicnot

Perfil

Economia

Juros da dívida de Portugal caem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a cair em todos os prazos, seguindo a tendência de outros mercados da Europa, como os grego e italiano, onde os juros a dois anos bateram mínimos.

© Rafael Marchante / Reuters

Cerca das 09:30 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dois anos estavam a cair para 0,355%, abaixo dos 0,364% da sessão anterior, depois de a 08 de julho terem batido o máximo (0,807%) desde outubro.

O atual mínimo de sempre dos juros a dois anos, de 0,013%, foi atingido a 13 de abril passado.

Os juros a cinco anos também caíram para 1,163%, contra 1,186 na segunda-feira.

Na maturidade dos dez anos, os juros caíram de 2,410% na segunda-feira para 2,361% hoje, depois de terem subido até aos 3,253% a 15 de junho último, um máximo desde meados de outubro de 2014.

O atual mínimo de sempre é de 1,560% e foi registado a 13 de março passado.

Bateram hoje mínimos os juros a dois anos da Grécia, ao caírem para 14,736%, contra 18,260% na sessão anterior, e de Itália (também a dois anos), que caíram para 0,54% contra 0,58% de segunda-feira.

Depois de várias semanas de negociações, a Grécia e os credores chegaram a acordo para um terceiro programa de ajuda financeira ao país, segundo declarações à agência AFP de uma fonte governamental grega.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42