sicnot

Perfil

Economia

Preços em Portugal sobem 0,8% em julho face ao mesmo mês de 2014

A taxa de inflação em julho, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou uma variação de 0,8% face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

REUTERS

A variação homóloga dos preços em julho foi igual à registada em junho.

Desde março que a variação homóloga dos preços em Portugal voltou a registar variações positivas, depois de um longo período em que os preços, em termos homólogos, registavam variações nulas ou negativas, em linha com os dados da inflação a nível europeu.

Segundo os dados do INE divulgados hoje, a variação mensal do IPC em julho foi de -0,7% (-0,1% em junho).

Já a variação média dos últimos doze meses foi 0,1%, quando em junho tinha sido nula.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparar a evolução dos preços a nível europeu, registou uma variação homóloga de 0,7% (0,8% no mês anterior), superior em 0,5 pontos percentuais à estimada pelo Eurostat para a área do euro.

Segundo o INE, o comportamento dos preços em julho foi semelhante ao do mês anterior, destacando-se apenas a redução da taxa de variação homóloga da classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e os aumentos nas classes do vestuário e calçado e dos acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados teve em julho um aumento homólogo de 2,6% (3,3% no mês anterior) enquanto o índice dos produtos energéticos caiu 2% (acima da descida de 1,2% em junho).

A classe com maior contribuição negativa para a variação homóloga do IPC foi, tal como no mês anterior, a do vestuário e calçado, com uma variação homóloga negativa de 2,9% (inferior à queda de 3,4% em junho).

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52