sicnot

Perfil

Economia

Parlamento grego reúne-se hoje para debater e aprovar terceiro plano de resgate

O parlamento grego reúne-se hoje em sessão extraordinária para se pronunciar sobre o acordo entre a Grécia e os credores que prevê um terceiro resgate financeiro, um dia antes da reunião do Eurogrupo também destinada a legitimar o programa.

Thanassis Stavrakis

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse na quarta-feira estar "confiante" na ratificação do acordo, anunciado na véspera após uma maratona negocial de mais de 20 horas com as instituições de credores internacionais -- Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE).

"Apesar dos obstáculos que alguns tentam colocar no nosso caminho, vamos concluir com êxito este acordo", disse Tsipras após uma reunião no ministério das Infraestruturas, antes de manifestar otimismo sobre a possibilidade de este novo pacto terminar a "incerteza económica" na Grécia.

"Vamos dececionar as Cassandras [as vozes contra] e tentar garantir êxito na reconstrução do país", assinalou.

Tsipras denunciou o aumento da corrupção na Grécia "nos últimos cinco anos" e manifestou a intenção do seu governo em estabelecer um sistema eficaz e transparente que combata as práticas corruptas e a evasão fiscal, e "os termos e condições do longo processo de recuperação da economia".

Uma das vozes mais críticas sobre este novo plano de ajustamento na Grécia, avaliado em cerca de 85 mil milhões de euros -- que se junta a dois anteriores regastes que totalizaram 240 mil milhões de euros -- tem sido Yanis Varoufakis, o ex-ministro das Finanças do Governo de coligação, no poder desde janeiro, e dominado pelo partido da esquerda radical Syriza.

"O plano não vai funcionar", disse na quarta-feira à televisão BBC World, contradizendo deste modo o primeiro-ministro.

"Perguntem aos que conhecem o estado das finanças gregas e eles dir-vos-ão que este acordo não vai funcionar", declarou à cadeia pública britânica.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..