sicnot

Perfil

Economia

Banqueiros serão obrigados a responder a questionário sobre idoneidade

Os banqueiros serão obrigados, a partir desta terça-feira, a responder a um questionário sobre idoneidade. Os novos questionários são mais longos e específicos e avaliam a conduta profissional e pessoal por todos os membros dos conselhos de administração e de fiscalização das instituições financeiras.

© Rafael Marchante / Reuters

O Banco de Portugal vai ainda avaliar os currículos, os certificados de registo criminal e as situações patrimoniais.

Ainda assim, no caso da Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, BPI e Novo Banco, será o BCE a avaliar e decidir sobre a idoneidade necessária para obter licença para o exercício de funções bancárias.

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.