sicnot

Perfil

Economia

Portugal com participação recorde de 93 empresas na feira de calçado de Milão

Portugal volta a bater recordes na maior feira de calçado do mundo ao levar de terça a sexta-feira à Micam, em Milão, Itália, uma comitiva de 93 empresas que se assumirá como a segunda maior delegação estrangeira no certame.

© Alessandro Bianchi / Reuters


Segundo adiantou à agência Lusa fonte da Associação dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), ao todo, as empresas portuguesas representadas em Milão "respondem por mais de 8.000 postos de trabalho e sensivelmente 500 milhões de euros de exportação".

Aquela que será "a maior presença de sempre" de Portugal num evento no exterior destacar-se-á, também, como a segunda maior delegação estrangeira na feira italiana, sendo apenas superada pela concorrente Espanha.

Uma aposta que a APICCAPS justifica pelo facto de a promoção comercial externa ser "a primeira das prioridades para a indústria portuguesa de calçado", que atualmente já coloca mais de 95% da sua produção em mais centena e meia de países, num valor próximo dos 1.900 milhões de euros, mas quer continuar a reforçar a sua posição relativa nos mercados externos.

"A presença na maior e mais prestigiada feira de calçado do mundo será, uma vez mais, da maior importância. Ao todo, mais de 1.600 expositores, de aproximadamente 50 países, e mais de 40 mil visitantes profissionais marcarão presença na feira de Milão", destaca a associação.

De acordo com a APICCAPS, a delegação portuguesa na Micam -- cuja presença é apoiada pelo Programa Compete 2020, no âmbito da estratégia promocional definida pela associação e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) -- receberá durante a feira a visita do ministro português da Economia, António Pires de Lima.

No total, a estratégia promocional do setor português do calçado prevê a participação, durante o ano 2015, de cerca de 150 empresas da fileira num "mega programa à escala internacional" que se traduzirá na presença em cerca de 60 dos "mais prestigiados" fóruns internacionais da especialidade.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22