sicnot

Perfil

Economia

Portugal com participação recorde de 93 empresas na feira de calçado de Milão

Portugal volta a bater recordes na maior feira de calçado do mundo ao levar de terça a sexta-feira à Micam, em Milão, Itália, uma comitiva de 93 empresas que se assumirá como a segunda maior delegação estrangeira no certame.

© Alessandro Bianchi / Reuters


Segundo adiantou à agência Lusa fonte da Associação dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), ao todo, as empresas portuguesas representadas em Milão "respondem por mais de 8.000 postos de trabalho e sensivelmente 500 milhões de euros de exportação".

Aquela que será "a maior presença de sempre" de Portugal num evento no exterior destacar-se-á, também, como a segunda maior delegação estrangeira na feira italiana, sendo apenas superada pela concorrente Espanha.

Uma aposta que a APICCAPS justifica pelo facto de a promoção comercial externa ser "a primeira das prioridades para a indústria portuguesa de calçado", que atualmente já coloca mais de 95% da sua produção em mais centena e meia de países, num valor próximo dos 1.900 milhões de euros, mas quer continuar a reforçar a sua posição relativa nos mercados externos.

"A presença na maior e mais prestigiada feira de calçado do mundo será, uma vez mais, da maior importância. Ao todo, mais de 1.600 expositores, de aproximadamente 50 países, e mais de 40 mil visitantes profissionais marcarão presença na feira de Milão", destaca a associação.

De acordo com a APICCAPS, a delegação portuguesa na Micam -- cuja presença é apoiada pelo Programa Compete 2020, no âmbito da estratégia promocional definida pela associação e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) -- receberá durante a feira a visita do ministro português da Economia, António Pires de Lima.

No total, a estratégia promocional do setor português do calçado prevê a participação, durante o ano 2015, de cerca de 150 empresas da fileira num "mega programa à escala internacional" que se traduzirá na presença em cerca de 60 dos "mais prestigiados" fóruns internacionais da especialidade.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21