sicnot

Perfil

Economia

Preço do leite cai 20% na UE e 16% em Portugal em junho, face a 2014

O preço do leite cru caiu, em junho, 20% na União Europeia (UE) e 16% em Portugal, face ao mesmo mês de 2014, tendência que deve manter-se nos próximos meses, segundo o observatório europeu do mercado do leite.

REUTERS

Segundo dados do observatório do mercado do leite, em junho, o preço médio da tonelada (100 quilos) de leite era de 30 euros, uma quebra de 20% face ao mesmo mês de 2014, de 1,8% face a maio último e de 9% em relação à média dos últimos cinco anos.

As estimativas do observatório apontam para que o preço do leite cru continue a recuar nos próximos meses e tudo aponta para que os produtores enfrentem dificuldades de tesouraria.

Em Portugal, na variação homóloga -- e segundo a mesma fonte -- o preço do leite caiu 16% e em cadeia recuou 0,7%, para os 28,8 euros por tonelada, o mínimo desde janeiro de 2013.

Em termos de comparação e também desde janeiro de 2013, o preço máximo do leite cru foi registado, em Portugal, em abril de 2014: 37,8 euros por tonelada.

Junho foi também o mês em que o preço médio do leite cru na UE atingiu o seu mínimo (30Euro), tendo o máximo (40,2Euro) sido registado em dezembro de 2013.

As estimativas da Comissão Europeia apontam para uma estabilização dos preços em julho, na média da UE e também em Portugal.

Segundo o relatório de julho do observatório, a produção de leite na UE aumentou 2,7% em maio, levando o acumulado dos primeiros cinco meses do ano a um nível 0,2% acima do de 2014.

Portugal é o 16.º produtor de leite na União Europeia (UE), com 1,2%, numa tabela liderada pela Alemanha (19,7%), a França (15,9%), Reino Unido e Polónia (8% cada), segundo dados do Eurostat.

As dificuldades verificadas no mercado do setor serão debatidas na segunda-feira, num Conselho de Ministros da Agricultuta da UE em que Portugal estará representado pela titular da pasta, Assunção Cristas.

Portugal quer, juntamente com outros países, que Bruxelas aumente o preço de intervenção (ajudas públicas) no mercado, para ajudar os produtores em dificuldades.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.