sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas desbloqueia 500 milhões para ajudas de emergência a agricultores

A Comissão Europeia desbloqueou 500 milhões de euros para ajudas de emergência à agricultura, sobretudo para os produtores de leite. O anúncio foi feito no mesmo dia em que milhares de agricultores se manifestaram em Bruxelas por causa da crise que afeta principalmente os setores do leite, frutas, bovinos e suínos.

© Eric Vidal / Reuters

São 500 milhões de euros dos fundos europeus para compensar os agricultores afetados pelo embargo imposto pela Rússia aos produtos europeus, na sequência das sanções europeias após o início do conflito na Ucrânia.

A Comissão Europeia propõe que grande parte do dinheiro seja entregue diretamente aos Estados-membros, tendo em conta os problemas específicos de cada um e os que estão a ser mais afectados pelos desequilíbrios de mercado.

Um pacote de medidas está a a ser discutido pelos ministros da Agricultura dos 28, em Bruxelas.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.