sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas desbloqueia 500 milhões para ajudas de emergência a agricultores

A Comissão Europeia desbloqueou 500 milhões de euros para ajudas de emergência à agricultura, sobretudo para os produtores de leite. O anúncio foi feito no mesmo dia em que milhares de agricultores se manifestaram em Bruxelas por causa da crise que afeta principalmente os setores do leite, frutas, bovinos e suínos.

© Eric Vidal / Reuters

São 500 milhões de euros dos fundos europeus para compensar os agricultores afetados pelo embargo imposto pela Rússia aos produtos europeus, na sequência das sanções europeias após o início do conflito na Ucrânia.

A Comissão Europeia propõe que grande parte do dinheiro seja entregue diretamente aos Estados-membros, tendo em conta os problemas específicos de cada um e os que estão a ser mais afectados pelos desequilíbrios de mercado.

Um pacote de medidas está a a ser discutido pelos ministros da Agricultura dos 28, em Bruxelas.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06