sicnot

Perfil

Economia

Produtores de leite reclamam em Bruxelas ajudas ao setor

Produtores de leite de vários Estados-membros, incluindo Portugal, manifestam-se hoje em Bruxelas por ajudas ao setor em dificuldades, no mesmo dia em que os ministros da Agricultura dos 28 se reúnem para debater a situação do mercado.

(Arquivo)

(Arquivo)

Fernando Veludo

(Arquivo)

(Arquivo)

Fernando Veludo

A análise dos mercados dos setores agrícolas, com destaque para o do leite e da carne de porco -- nos quais a Comissão Europeia reconheceu já haver "dificuldades" -- dominam a agenda da reunião dos ministros.

Portugal e pelo menos mais três Estados-membros defendem um aumento do preço de intervenção pública no mercado, atualmente fixados nos 0,21 cêntimos.

Bruxelas, por seu lado, não quer decisões que afetem a orientação para o mercado estipulada na política agrícola comum.

Os preços pagos ao produtor têm sofrido quebras no setor do leite, com uma conjuntura marcada pelo fim das quotas de produção, um regime que terminou a 31 de março -- após 30 anos em vigor -, e pelo embargo da Rússia a produtos da UE.

No sábado, em Lamego, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse apenas esperar "bons resultados" para os produtores de leite portugueses.

Na véspera, na sexta-feira, durante uma visita à AgroSemana, na Póvoa de Varzim, a ministra disse acreditar que serão encontrados mecanismos alternativos ao fim das quotas leiteiras para proteger os produtores nacionais.

"Vamos pedir à Comissão Europeia medidas de suporte para este período difícil que os produtores estão a atravessar", garantiu Assunção Cristas, afirmando que, independentemente do desfecho da reunião de hoje, serão tomadas mais medidas de apoio, nomeadamente na valorização e promoção do consumo de leite.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".