sicnot

Perfil

Economia

Decretados serviços mínimos para greve de cinco dias na Soflusa

O tribunal arbitral do Conselho Económico e Social (CES) decretou serviços mínimos para as greves convocadas para os dias 14, 15, 21, 22 e 23 de setembro na transportadora fluvial Soflusa, segundo um comunicado hoje divulgado.

De acordo com a nota do CES, o tribunal arbitral decretou como serviços mínimos a realização de carreiras que partem do Barreiro às 05:15 e 06:15 e o seu regresso e carreiras que saem de Lisboa às 05:45 e 06:40.

O CES decretou ainda que têm de ser assegurados dois trabalhadores para a amarração dos barcos e para a mesa de controlo.

Várias estruturas sindicais convocaram três horas de greve por turno para aqueles dias para reivindicarem aumentos salariais e mostrarem a "indignação dos trabalhadores com o incrível aumento que a administração atribuiu aos diretores e aos chefes de núcleo", disse fonte sindical.

"Os trabalhadores grevistas asseguram os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e instalações, bem como os serviços de emergência que, em caso de força maior, reclamem a utilização dos meios disponibilizados pela Soflusa", lê-se na decisão do tribunal arbitral.

A Soflusa assegura a ligação fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.