sicnot

Perfil

Economia

Sindicato diz que greve na Carristur, em Lisboa, teve adesão acima dos 70%

A greve de 24 horas dos trabalhadores da Carristur, em Lisboa, para reivindicar aumentos salariais está a registar uma adesão acima dos 70%, disse à agência Lusa fonte da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações(Fectrans).

Francisco Seco

De acordo com Manuel Leal, da Fectrans, a greve que decorre desde as 03:00 de hoje até às 03:00 de domingo teve uma adesão "superior a 70%" no período da manhã e, no período da tarde, "essa percentagem ainda aumentou".

Em causa está a reivindicação, por parte dos cerca de 100 trabalhadores da Carristur (detida a 100% pela Carris) em Lisboa, de melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

"Os trabalhadores consideram inadmissível que a administração se fizesse aumentar entre os 800 e os 2.000 euros por mês (foi este o aumento autorizado pelo Governo para as empresas deste setor), quando os trabalhadores têm os salários mais baixos do setor, entre os 560 e os 614 euros", afirmou à Lusa o dirigente sindical.

Isto apesar de, salientou, a Carristur ser "uma empresa altamente lucrativa, mas que teima em não redistribuir pelos trabalhadores e em acumular estas mais-valias nos membros do Conselho de Administração (CA)".

De acordo com Manuel Leal, a "fortíssima adesão" que o protesto está a registar "permite dar cumprimento às decisões" tomadas no plenário que decorreu durante a manhã de hoje, nomedamente "exigir do CA uma resposta às reivindicações formuladas".

A agência Lusa tentou, sem sucesso, ouvir fonte da administração da Transportes de Lisboa (que engloba a Carris, Metro e grupo Transtejo).

Contudo, numa declaração escrita enviada à agência Lusa, esta fonte afirmou que a Carristur "não foi alvo de qualquer reorganização, pelo que não se registaram, nesta empresa, alterações de comissões de serviço nem de condições remuneratórias".

Sobre a greve, em Lisboa, "atendendo às características e especificidades da operação turística, não existe necessidade de comunicar eventuais alterações do nível de oferta", acrescentou.

A Carristur é uma operadora de circuitos turísticos em autocarros panorâmicos e exerce a atividade em Lisboa, Porto, Funchal, Coimbra, Braga e Guimarães.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".