sicnot

Perfil

Economia

Portugal colocou 1,3 mil mihões a 6 e 12 meses com juros mais baixos

Portugal colocou hoje 1.300 milhões de euros, acima do montante indicativo, em Bilhetes do Tesouro (BT) a seis e a 12 meses às taxas médias de 0,006% e 0,051%, inferiores às dos anteriores leilões comparáveis.

(Reuters/Arquivo)

De acordo com a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na agência Bloomberg, em BT a seis meses foram colocados 300 milhões de euros a uma taxa média de 0,006%, abaixo da do anterior leilão comparável, de 0,014%, de 15 de julho.

A procura foi 4,07 vezes superior ao montante colocado, já que atingiu 1.221 milhões de euros.

Em BT a 12 meses foram colocados 1.000 milhões de euros a uma taxa de juro média de 0,051%, também inferior à de 0,088% praticada no anterior leilão comparável de 15 de julho.

Em relação à procura de BT a 12 meses, esta cifrou-se em 2.055 milhões de euros, 2,06 vezes superior ao montante colocado.

Os dois leilões de hoje tinham um montante indicativo global entre 1.000 e os 1.250 milhões de euros e maturidades a seis meses e um ano, mas o montante colocado foi superior.

No anterior leilão de BT a seis meses, que ocorreu a 15 de julho, o Estado conseguiu colocar 650 milhões de euros a uma taxa média de 0,014%, enquanto no leilão anterior de BT com maturidade de um ano, que ocorreu na mesma data, foram colocados 1.135 milhões de euros a uma taxa média de 0,088%.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim