sicnot

Perfil

Economia

Lagarde diz que há motivos para preocupação com a economia mundial

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que há "razões para preocupação" com a economia mundial, afetada pela desaceleração na China e pela provável subida das taxas de juro nos Estados Unidos.

JIM LO SCALZO

"Há razões (...) para preocupação. A perspetiva de uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos e o abrandamento na China alimentam uma incerteza e uma maior volatilidade dos mercados", declarou Lagarde num discurso em Washington.

A dirigente apontou igualmente uma "nítida desaceleração" do comércio mundial e a "queda rápida" dos preços das matérias-primas, que penalizam as finanças dos países emergentes que as exportam.

Os progressos económicos alcançados por esses países parecem agora "ameaçados", disse Lagarde, dias antes da abertura da assembleia anual do FMI, que este ano se realiza em Lima, capital do Peru.

A responsável não revelou as novas previsões mundiais do FMI que serão divulgadas nessa ocasião, mas referiu que o crescimento económico global deve ser este ano "mais fraco" do que em 2014.

No discurso, Largade manifestou-se particularmente preocupada com o impacto de uma próxima subida das taxas de juro do banco central norte-americano, que estão próximas de zero desde finais de 2008.

Segundo Lagarde, essa mudança poderá levar os investidores a retirarem os fundos dos países emergentes para os Estados Unidos, com uma valorização ainda maior do dólar, quando muitas empresas têm as suas dívidas em dólares.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.