sicnot

Perfil

Economia

Bancos obrigados a informar sobre serviços mínimos nos balcões e na Internet

A partir de hoje, todos os bancos que operam no país estão obrigados a informar aos balcões e na Internet as condições e o preço dos serviços mínimos bancários. Têm também de informar os titulares de contas à ordem de que podem passar a ter uma conta com serviços mínimos.

(SIC/ Arquivo)

Os serviços mínimos bancários são, por exemplo, a abertura e manutenção de uma conta à ordem com custo reduzido, a possibilidade de ter um cartão de débito ou ainda a realização de depósitos, levantamentos ou débitos diretos sem limite no número de operações.

A ordem é do Banco de Portugal, que obriga os bancos a afixar, em lugares visíveis nos balcões, as condições do serviço. Os bancos não podem cobrar mais de 5 euros por ano por estes serviços.

  • Seca extrema agrava-se no interior alentejano, produção de trigo pode cair 40%
    6:22

    País

    A falta de chuva está a provocar prejuízos na agricultura, em especial no setor dos cereais, como o trigo que, este ano, deverá registar uma quebra de 40% na produção. O repórter Luís Godinho convidou o agricultor e professor de Ciências Agrárias na Universidade de Évora, Ricardo Freixial, para explicar os prejuízos que a seca está a provocar nas culturas e a sustentabilidade da agricultura portuguesa perante as alterações climáticas.