sicnot

Perfil

Economia

Legalização de canábis reverteria milhões para os governos

A conclusão é de um estudo britânico: o Governo arrecadaria milhões de libras por ano em impostos e em cortes no policiamento e nas prisões com a legalização da canábis.

© Ueslei Marcelino / Reuters

O relatório do Tesouro britânico, a que a BBC teve acesso, afirma que a regulação do mercado "traria um enorme retorno em impostos" e "levaria a uma grande poupança na justiça criminal". Segundo a estimativa, com a receita dos impostos e o cortes na despesa, reduziriam o défice orçamental britânico em 1,25 mil milhões de libras por ano (cerca de 1.67 mil milhões de euros).

O estudo sublinha que 2,2 milhões de britânicos entre os 16 e os 59 anos terão consumido canábis no ano passado - o que equivale a 216 toneladas da substância.

No início desta semana, o Parlamento britânico debateu a questão, após ter recebido uma petição com mais de 220 mil assinaturas a pedir a legalização da canábis. No entanto, o Governo não tenciona alterar a lei que classifica a droga como ilegal, cuja posse é punida com prisão e multa.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.