sicnot

Perfil

Economia

Prazo para o Governo entregar o esboço do OE para 2016 termina hoje

Termina hoje o prazo para o Governo entregar o esboço do Orçamento do Estado para o próximo ano. E já se sabe que o ministério das Finanças não vai cumprir a data.

Maria Luís Albuquerque apresentou as propostas do Executivo, que alteram o regime de auditoria e supervisão. (Arquivo)

Maria Luís Albuquerque apresentou as propostas do Executivo, que alteram o regime de auditoria e supervisão. (Arquivo)

Lusa

Maria Luís Albuquerque considera que só o próximo Executivo tem legitimidade para apresentar o orçamento. Por causa da instabilidade política que se vive em Portugal, o atual Governo está em gestão e não se sabe quando tomará posse o novo.

Neste quadro, há um enorme risco orçamental de não serem aprovadas medidas que garantam a continuação da austeridade, como os cortes de salários, a manutenção da sobretaxa de IRS e o congelamento de pensões. Se, entretanto, entrar em vigor um orçamento em duodécimos, estas medidas de austeridade caem automaticamente, fazendo disparar o défice e pondo em causa a meta abaixo dos 3% prometida aos parceiros europeus.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.