sicnot

Perfil

Economia

Prazo para o Governo entregar o esboço do OE para 2016 termina hoje

Termina hoje o prazo para o Governo entregar o esboço do Orçamento do Estado para o próximo ano. E já se sabe que o ministério das Finanças não vai cumprir a data.

Maria Luís Albuquerque apresentou as propostas do Executivo, que alteram o regime de auditoria e supervisão. (Arquivo)

Maria Luís Albuquerque apresentou as propostas do Executivo, que alteram o regime de auditoria e supervisão. (Arquivo)

Lusa

Maria Luís Albuquerque considera que só o próximo Executivo tem legitimidade para apresentar o orçamento. Por causa da instabilidade política que se vive em Portugal, o atual Governo está em gestão e não se sabe quando tomará posse o novo.

Neste quadro, há um enorme risco orçamental de não serem aprovadas medidas que garantam a continuação da austeridade, como os cortes de salários, a manutenção da sobretaxa de IRS e o congelamento de pensões. Se, entretanto, entrar em vigor um orçamento em duodécimos, estas medidas de austeridade caem automaticamente, fazendo disparar o défice e pondo em causa a meta abaixo dos 3% prometida aos parceiros europeus.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.