sicnot

Perfil

Economia

Prazo para o Governo entregar o esboço do OE para 2016 termina hoje

Termina hoje o prazo para o Governo entregar o esboço do Orçamento do Estado para o próximo ano. E já se sabe que o ministério das Finanças não vai cumprir a data.

Maria Luís Albuquerque apresentou as propostas do Executivo, que alteram o regime de auditoria e supervisão. (Arquivo)

Maria Luís Albuquerque apresentou as propostas do Executivo, que alteram o regime de auditoria e supervisão. (Arquivo)

Lusa

Maria Luís Albuquerque considera que só o próximo Executivo tem legitimidade para apresentar o orçamento. Por causa da instabilidade política que se vive em Portugal, o atual Governo está em gestão e não se sabe quando tomará posse o novo.

Neste quadro, há um enorme risco orçamental de não serem aprovadas medidas que garantam a continuação da austeridade, como os cortes de salários, a manutenção da sobretaxa de IRS e o congelamento de pensões. Se, entretanto, entrar em vigor um orçamento em duodécimos, estas medidas de austeridade caem automaticamente, fazendo disparar o défice e pondo em causa a meta abaixo dos 3% prometida aos parceiros europeus.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.