sicnot

Perfil

Economia

Inflação angolana a caminho dos 12%

Os preços em Luanda já subiram mais de 11,6% este ano, até setembro, muito acima do intervalo definido pelo Governo para 2015, segundo informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano.

© Stringer . / Reuters

De acordo com o mais recente relatório de INE angolano sobre o comportamento da inflação, ao qual a Lusa teve hoje acesso, a variação homóloga dos preços em Luanda situou-se, até setembro, em 11,66%, um aumento de 4,47 pontos percentuais face ao mesmo período de 2014.

O valor acumulado da inflação (últimos doze meses) atingiu em setembro máximos dos últimos quatro anos, segundo os dados do INE angolano, enquanto em agosto se tinha cifrado em 11%.

Devido à crise decorrente da quebra na cotação internacional do petróleo, Angola viu reduzir a receita fiscal para metade, assim como a entrada de divisas no país, agravando o custo das importações e o acesso a produtos, inclusive alimentares.

Estes dados do INE indicam que, analisando a situação em setembro (mas com o total de doze meses), voltou a ser ultrapassado, tal como em julho e agosto, o intervalo (7 a 9%) para a inflação anual previsto pelo Governo angolano no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2015, revisto em março precisamente devido à crise petrolífera.

A situação foi reconhecida pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na anual mensagem sobre o estado da nação, lida na quinta-feira, no parlamento, pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente.

"Convém frisar que esse indicador está sob controlo, pois têm sido levados a cabo amplos esforços para contrariar este quadro", apontou o governante.

Ainda segundo o mesmo relatório, o nível geral do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Luanda - única província com dados a 12 meses - registou uma subida de 1,22% entre agosto e setembro de 2015, com a classe "Saúde" a liderar os aumentos (2,63%).

O Índice de Preços no Consumidor Nacional - reunindo dados de todas as 18 províncias do país - registou uma variação de 1,08 % de agosto para setembro, com Luanda a liderar os aumentos, logo seguida do Zaire (1,03%) e do Cunene (1,02%). As províncias com menor variação mensal nos preços foram Cabinda (0,69%), Bengo (0,69%) e Moxico (0,71%).

Em entrevista à Lusa em setembro, o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-CS) admitiu que o segundo semestre de 2015 está a ser ainda mais difícil para os trabalhadores, a começar pela redução do poder de compra, devido à inflação galopante no país.

"Estamos a falar de um ano muito complicado", admitiu o responsável da confederação sindical angolana.

O sindicalista recordou que além do aumento dos preços, relacionado com a crise do petróleo, que reduziu a entrada de receitas e divisas no país, os mais de 380 mil funcionários públicos não contaram com qualquer aumento salarial este ano por decisão do Governo, precisamente devido à necessidade de corte nas despesas públicas.

E no cenário atual, apesar da inflação galopante, que segundo o sindicalista poderá ultrapassar os 15% no final do ano, Manuel Viage descarta a possibilidade de aumentos no setor público a curto prazo, mesmo apesar da constante redução do poder de compra.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".