sicnot

Perfil

Economia

Representantes dos credores da Grécia iniciaram conversações em Atenas

Representantes dos credores da Grécia iniciaram hoje em Atenas conversações com o ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, para avaliar a aplicação das reformas exigidas para que prossiga a ajuda financeira ao país.

Ministro grego das Finanças, Euclide Tsakalotos (Reuters/Arquivo)

Ministro grego das Finanças, Euclide Tsakalotos (Reuters/Arquivo)

© Michalis Karagiannis / Reuter

Hoje de manhã, teve lugar um primeiro encontro entre o ministro e Declan Costello, da Comissão Europeia, Rasmus Rüffer, do Banco Central Europeu (BCE), Nicola Giammarioli, do Mecanismo Europeu de Estabilidade, e Delia Velculescu, do Fundo Monetário Internacional (FMI), indicou fonte do ministério.

A reunião teve lugar num hotel de Atenas e esteve centrada na "coordenação da aplicação do programa grego", tendo em vista um ajustamento da economia.

À tarde está previsto um outro encontro com o ministro-adjunto das Finanças, Georges Chouliarakis, e com o ministro-adjunto do Tesouro, Tryfon Alexiadis, para análise das finanças públicas, das previsões de orçamento para 2016 e legislação fiscal, de acordo com a mesma fonte.

Atenas aguarda o pagamento de uma prestação de 2 mil milhões de euros do novo empréstimo internacional no valor total de 86 mil milhões de euros, concedido em julho para vigorar durante três anos.

O país já recebeu em agosto uma primeira tranche de 13 mil milhões de euros, que serviu essencialmente para reembolsos ao BCE e ao FMI.

Em Bruxelas, o comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, mostrou-se otimista quanto ao pagamento de 2 mil milhões de euros.

"Diria que sim", afirmou quando questionado sobre se a Grécia está em condições de receber o dinheiro, "mas estarei em condições de dizer mais na próxima semana", acrescentou.

Dombrovskis deve efetuar uma visita a Atenas na próxima semana, tendo previstos encontros com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e com o ministro das Finanças.

O objetivo das visitas regulares de representantes de Bruxelas a Atenas é insistir na aplicação das reformas.

O parlamento grego aprovou na sexta-feira um novo pacote de medidas de austeridade e em novembro são esperadas novas medidas.

Contra estas reformas, os sindicatos já lançaram um apelo para uma greve geral a 12 de novembro.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.