sicnot

Perfil

Economia

Representantes dos credores da Grécia iniciaram conversações em Atenas

Representantes dos credores da Grécia iniciaram hoje em Atenas conversações com o ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, para avaliar a aplicação das reformas exigidas para que prossiga a ajuda financeira ao país.

Ministro grego das Finanças, Euclide Tsakalotos (Reuters/Arquivo)

Ministro grego das Finanças, Euclide Tsakalotos (Reuters/Arquivo)

© Michalis Karagiannis / Reuter

Hoje de manhã, teve lugar um primeiro encontro entre o ministro e Declan Costello, da Comissão Europeia, Rasmus Rüffer, do Banco Central Europeu (BCE), Nicola Giammarioli, do Mecanismo Europeu de Estabilidade, e Delia Velculescu, do Fundo Monetário Internacional (FMI), indicou fonte do ministério.

A reunião teve lugar num hotel de Atenas e esteve centrada na "coordenação da aplicação do programa grego", tendo em vista um ajustamento da economia.

À tarde está previsto um outro encontro com o ministro-adjunto das Finanças, Georges Chouliarakis, e com o ministro-adjunto do Tesouro, Tryfon Alexiadis, para análise das finanças públicas, das previsões de orçamento para 2016 e legislação fiscal, de acordo com a mesma fonte.

Atenas aguarda o pagamento de uma prestação de 2 mil milhões de euros do novo empréstimo internacional no valor total de 86 mil milhões de euros, concedido em julho para vigorar durante três anos.

O país já recebeu em agosto uma primeira tranche de 13 mil milhões de euros, que serviu essencialmente para reembolsos ao BCE e ao FMI.

Em Bruxelas, o comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, mostrou-se otimista quanto ao pagamento de 2 mil milhões de euros.

"Diria que sim", afirmou quando questionado sobre se a Grécia está em condições de receber o dinheiro, "mas estarei em condições de dizer mais na próxima semana", acrescentou.

Dombrovskis deve efetuar uma visita a Atenas na próxima semana, tendo previstos encontros com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e com o ministro das Finanças.

O objetivo das visitas regulares de representantes de Bruxelas a Atenas é insistir na aplicação das reformas.

O parlamento grego aprovou na sexta-feira um novo pacote de medidas de austeridade e em novembro são esperadas novas medidas.

Contra estas reformas, os sindicatos já lançaram um apelo para uma greve geral a 12 de novembro.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.