sicnot

Perfil

Economia

Número de desempregados em Espanha abaixo dos 5 milhões pela 1ª vez desde 2011

O número de desempregados em Espanha desceu no terceiro trimestre do ano para 4,85 milhões de pessoas, abaixo dos cinco milhões pela primeira vez desde o mesmo trimestre de 2011, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística espanhol.

Reuters

Reuters

© Andrea Comas / Reuters

De acordo com o Inquérito de População Ativa divulgado hoje pelo INE espanhol, a taxa de desemprego no país desceu 1,2 pontos percentuais só no meses de julho, agosto e setembro, ficando agora nos 21,18%. Tal como no caso do número total de pessoas sem emprego, também a taxa de desemprego está em valores de 2011.

O número de pessoas com ocupação em Espanha também subiu. No terceiro trimestre criaram-se mais 182,2 mil postos de trabalho, elevando o total para 18,04 milhões de empregados. Também é necessário recuar a 2011 para encontrar valores acima dos 18 milhões.

Ainda assim, analisando os números desde que o atual Governo entrou em funções (dezembro de 2011), o executivo de Mariano Rajoy - que em menos de dois meses enfrenta eleições gerais - deixa menos 100 mil pessoas empregadas do que há quatro anos.

Os dados do INE também indicam que a subida do emprego neste trimestre assenta no aumento do emprego temporário. Entre julho e setembro, criaram-se 205 mil empregos temporais.

Por outro lado, a taxa de temporalidade (percentagem de trabalhadores temporários face ao total da população que recebe salário) atingiu o valor mais alto em Espanha desde finais de 2008: 26,6%. Ou seja, um em cada quatro assalariados em Espanha tem um trabalho temporário.

A contribuir para a taxa de desemprego está o facto de a população ativa espanhola também ter caído no trimestre em 116 mil pessoas. O número de pessoas com idade e capacidade para trabalhar está abaixo dos 23 milhões (num total de cerca de 45 milhões de habitantes em Espanha), também o valor mais baixo desde inícios de 2008.

De acordo com dados da OCDE divulgados na segunda-feira, Espanha lidera - destacada - a lista de países com mais desemprego registado nos últimos meses. Em agosto, indicou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Espanha tinha o triplo da média de desemprego dos 34 países mais desenvolvidos e o dobro da média europeia.

No desemprego juvenil, Espanha apresenta os piores dados de toda a OCDE.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.