sicnot

Perfil

Economia

Rendimento das famílias sobe 0,1% na zona euro no 2º trimestre

O rendimento real per capita do agregado familiar na zona euro aumentou 0,1% no segundo trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, e depois de ter crescido 0,9% entre janeiro e março, divulgou hoje o Eurostat.

© Andrea Comas / Reuters

Ainda segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), o consumo per capita das famílias estabilizou entre abril e junho, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, tendo aumentado 0,8% no primeiro trimestre de 2015.

Já no que respeita o conjunto dos 28 Estados-membros, o rendimento do agregado familiar caiu 0,1% no segundo trimestre de 2015, na comparação homóloga.

Já o consumo doméstico cresceu 0,1% face ao segundo trimestre do ano passado.

Entre janeiro e março de 2015 ambos os indicadores tinham aumentado, respetivamente 1,1% e 0,6% na UE.

O rendimento real dos agregados familiares por habitante é definido como o rendimento bruto ajustado das famílias dividido pela população total.

O consumo real é definido como o consumo final dos agregados familiares, em termos nominais, dividido pela população total.

A ambos os indicadores são ainda aplicados os índices de preços.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32