sicnot

Perfil

Economia

Rendimento das famílias sobe 0,1% na zona euro no 2º trimestre

O rendimento real per capita do agregado familiar na zona euro aumentou 0,1% no segundo trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, e depois de ter crescido 0,9% entre janeiro e março, divulgou hoje o Eurostat.

© Andrea Comas / Reuters

Ainda segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), o consumo per capita das famílias estabilizou entre abril e junho, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, tendo aumentado 0,8% no primeiro trimestre de 2015.

Já no que respeita o conjunto dos 28 Estados-membros, o rendimento do agregado familiar caiu 0,1% no segundo trimestre de 2015, na comparação homóloga.

Já o consumo doméstico cresceu 0,1% face ao segundo trimestre do ano passado.

Entre janeiro e março de 2015 ambos os indicadores tinham aumentado, respetivamente 1,1% e 0,6% na UE.

O rendimento real dos agregados familiares por habitante é definido como o rendimento bruto ajustado das famílias dividido pela população total.

O consumo real é definido como o consumo final dos agregados familiares, em termos nominais, dividido pela população total.

A ambos os indicadores são ainda aplicados os índices de preços.

Lusa

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00