sicnot

Perfil

Economia

Portugal tem 621 mil pessoas sem trabalho

Portugal tem 621 mil pessoas sem trabalho, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE). A taxa de desemprego em setembro situa-se em 12,2%, inferior em 0,1 pontos percentuais a agosto de 2015, segundo os dado do INE.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

"A estimativa provisória da taxa de desemprego para setembro de 2015 situa-se em 12,2%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais [p.p.] à estimativa definitiva obtida para agosto de 2015", refere o gabinete de estatísticas.

A taxa provisória estimada para agosto era de 12,4%, mas a taxa definitiva diminuiu para os 12,3%, o que representa um aumento de 0,1 p.p. face ao mês anterior. Este comportamento ocorre após decréscimos consecutivos observados desde fevereiro de 2015.

Os valores referentes a setembro são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses [agosto e setembro] a recolha da informação do inquérito ao emprego já foi concluída e para o terceiro mês [outubro] foi realizada uma projeção com base em modelos de séries temporais.

Segundo as estimativas, a taxa de desemprego das mulheres (de 12,6%) excedeu a dos homens (11,8%) em 0,8 p.p., com a primeira a manter-se inalterada face ao mês anterior e a segunda a diminuir 0,2 p.p..

Já a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 31,2% em setembro, diminuindo 0,4 p.p. relativamente ao mês anterior, enquanto a taxa nos adultos recuou 0,1 p.p. para 10,7%.

De acordo com o INE, "em setembro de 2015 a estimativa provisória da população desempregada foi de 621,8 mil pessoas, menos 6,8 mil do que no mês anterior (1,1%).

Segundo os dados hoje divulgados, assistiu-se a um decréscimo mensal na população desempregada em todos os grupos analisados: homens (1,5%; 4,6 mil), adultos (0,8%; 3,9 mil), jovens (2,5%; 3,0 mil) e mulheres (0,7%; 2,2 mil).

Já em agosto, a estimativa definitiva da população desempregada, hoje divulgada, foi de 628,6 mil pessoas, tendo-se mantido "praticamente inalterada" em relação ao mês anterior e "interrompendo a sequência de decréscimos consecutivos que se verificavam desde fevereiro de 2015".

Em relação à população empregada, a estimativa provisória de setembro aponta para 4.477,6 mil pessoas, o que representa uma diminuição de 0,1% face ao mês anterior (5,9 mil), enquanto a estimativa definitiva de agosto se situou em 4.483,5 mil pessoas, o que representa uma diminuição de 0,3% face ao mês anterior (15,5 mil).

Em setembro, a taxa de emprego situou-se em 57,3%, tendo-se mantido inalterada em relação a agosto.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Em setembro de 2015, a estimativa provisória do INE para a taxa de desemprego não ajustada de sazonalidade foi de 12,1%, tendo-se mantido inalterada face ao mês anterior e diminuído 1,2 p.p. relativamente a setembro de 2014.

Segundo nota o instituto estatístico, "a estabilidade mensal observada na taxa de desemprego foi, todavia, acompanhada por um aumento da população desempregada (0,3%; 1,8 mil pessoas) e uma diminuição da população empregada (0,4%; 16,2 mil)", sendo que "para a redução homóloga contribuiu a diminuição da população desempregada (9,6%; 65,9 mil) e o aumento da população empregada (0,5%; 23,4 mil)".

Com Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.