sicnot

Perfil

Economia

Lucros do BBVA decrescem 12% devido à compra de participação do Garanti

O Banco Bilbao Viscaya Argentaria (BBVA) lucrou 1.702 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma quebra de 11,8% face ao mesmo período de 2014, sobretudo devido à incorporação do banco turco Garanti.

© Andrea Comas / Reuters

De acordo com informação prestada hoje pela entidade bancária espanhola ao regulador, caso não tivesse realizado as várias operações corporativas - entre elas a incorporação do Garanti - os lucros teriam chegado aos 2.815 milhões, ou seja um acréscimo de 45,9% face ao período homólogo do ano passado.

Na origem destes impactos extraordinários estiveram a venda parcial do banco chinês CNCB, a venda da CIFH, bem como as aquisições do Catalunya Banc e de 14,89% do Garanti.

A margem bruta do BBVA subiu aos 17.534 milhões de euros, uma subida de 12,5% face a ano passado (e que chega aos 14,8% a taxas de câmbio constantes), disse o BBVA à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

A taxa de mora do banco espanhol também melhorou: 5,6% até ao final de setembro, quando era de 6,1% um ano antes, com uma cobertura de 74%.

Na informação prestada à CNMV, o administrador executivo do BBVA, Carlos Torres Vila, sustenta que "num contexto tão complexo, o aumento das receitas a um ritmo de dois dígitos demonstra a capacidade de crescimento e a recorrência dos resultados do Grupo BBVA".

O grupo também destaca que estas contas indicam a "força das receitas recorrentes do negócio bancário (margem financeira mais comissões)" e salienta que com a incorporação nas contas do aumento de participação no Garanti "a margem bruta trimestral chegou aos 5,980 mil milhões".

Esse aumento de 14,5%, diz o BBVA, "é um recorde".

Na coluna dos gastos, os custos cresceram abaixo da margem bruta entre janeiro e setembro.

No mesmo período, a margem financeira aumentou 10,5% na comparação anual, para os 12.011 milhões de euros. Sem o efeito das divisas, subiu 19,4%.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47