sicnot

Perfil

Economia

Lucros do BBVA decrescem 12% devido à compra de participação do Garanti

O Banco Bilbao Viscaya Argentaria (BBVA) lucrou 1.702 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma quebra de 11,8% face ao mesmo período de 2014, sobretudo devido à incorporação do banco turco Garanti.

© Andrea Comas / Reuters

De acordo com informação prestada hoje pela entidade bancária espanhola ao regulador, caso não tivesse realizado as várias operações corporativas - entre elas a incorporação do Garanti - os lucros teriam chegado aos 2.815 milhões, ou seja um acréscimo de 45,9% face ao período homólogo do ano passado.

Na origem destes impactos extraordinários estiveram a venda parcial do banco chinês CNCB, a venda da CIFH, bem como as aquisições do Catalunya Banc e de 14,89% do Garanti.

A margem bruta do BBVA subiu aos 17.534 milhões de euros, uma subida de 12,5% face a ano passado (e que chega aos 14,8% a taxas de câmbio constantes), disse o BBVA à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

A taxa de mora do banco espanhol também melhorou: 5,6% até ao final de setembro, quando era de 6,1% um ano antes, com uma cobertura de 74%.

Na informação prestada à CNMV, o administrador executivo do BBVA, Carlos Torres Vila, sustenta que "num contexto tão complexo, o aumento das receitas a um ritmo de dois dígitos demonstra a capacidade de crescimento e a recorrência dos resultados do Grupo BBVA".

O grupo também destaca que estas contas indicam a "força das receitas recorrentes do negócio bancário (margem financeira mais comissões)" e salienta que com a incorporação nas contas do aumento de participação no Garanti "a margem bruta trimestral chegou aos 5,980 mil milhões".

Esse aumento de 14,5%, diz o BBVA, "é um recorde".

Na coluna dos gastos, os custos cresceram abaixo da margem bruta entre janeiro e setembro.

No mesmo período, a margem financeira aumentou 10,5% na comparação anual, para os 12.011 milhões de euros. Sem o efeito das divisas, subiu 19,4%.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.