sicnot

Perfil

Economia

Tráfego automóvel nas autoestradas cresce 7% em junho

O tráfego nas autoestradas portuguesas aumentou 7% em junho face ao mesmo mês de 2014, segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)

De acordo com o relatório de tráfego do segundo trimestre deste ano, divulgado hoje pelo IMT, a circulação no conjunto das autoestradas nacionais aumentou 5,2% em abril, 7% em maio e 7% em junho, face aos respetivos meses do ano passado.

A circulação automóvel sobe na esmagadora maioria das autoestradas, mas regista uma queda de 14,5% na A21, em junho, face ao mesmo mês de 2014 (de 163.023 veículos a circularem para 139.378 ) e uma diminuição de 3,4% na Autoestrada de Cascais (A5), de 756.874 para 731.194 veículos.

O maior aumento, de 42,9% (de 15.875 para 22.682 veículos), foi verificado na A13-1 (Almalaguês - Condeixa-a-Nova) em junho (perante o mesmo mês de 2014), seguido da subida verificada na concessão do Douro Litoral (que é constituída por três autoestradas situadas a norte do País), que subiu de 386.146 veículos para 467.659, também em junho.

Os números hoje divulgados pelo IMT vão ao encontro dos dados divulgados pela Brisa Concessão Rodoviária, aquando da divulgação dos resultados referentes ao primeiro semestre.

O tráfego médio diário na Brisa Concessão Rodoviária (BCR) aumentou 7% até junho, o que conduziu a um aumento de 7,1% das receitas de portagem no mesmo período, tendo o aumento do tráfego ocorrido em todas as autoestradas da concessão.

Lusa

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.