sicnot

Perfil

Economia

Deutsche Bank multado em 200 milhões de dólares

O Deutsche Bank vai pagar uma multa superior a 200 milhões de dólares (182 milhões de euros) às autoridades dos EUA por ter violado as sanções económicas impostas a países como o Irão e a Síria.

(arquivo)

(arquivo)

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

A informação foi dada à agência francesa AFP por uma fonte ligada ao processo.

O banco alemão vai fazer o pagamento ao regulador dos serviços financeiros de Nova Iorque (DFS, na sigla em Inglês) e à Reserva Federal (Fed), segundo esta fonte, que se exprimiu sob anonimato.

A decisão pode ser anunciada durante esta semana.

Contactadas pela AFP, nem o DFS nem o banco quiseram fazer comentários.

Contudo, o Deutsche Bank, mesmo depois de pagar a multa, ainda não encerra o processo, uma vez que há outros reguladores norte-americanos que continuam os seus próprios inquéritos, como o Departamento de Justiça, que abriu um processo penal.

O DSF, conhecido pela sua dureza face aos grandes bancos, inquiria há meses as relações comerciais do Deutsche Bank com os países sob embargo económico dos EUA.

Procurava determinar, em concreto, se a antena nova-iorquina do maior banco alemão tinha efetuado transações por conta de entidades ou pessoas iranianas e sírias.

O DFS e o Deutsche Bank continuam a discutir outras infrações cometidas pelo banco alemão, como as manipulações das taxas de câmbio e a lavagem de dinheiro alegadamente proveniente da Federação Russa, ainda segundo a mesma fonte.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano