sicnot

Perfil

Economia

EasyJet abre três novas rotas e reforça base do Porto com terceiro avião

A easyJet anunciou hoje três novas rotas a partir de abril e o reforço da operação no Porto com a colocação de um terceiro avião em permanência no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que criará 40 novos postos de trabalho.

© Christian Hartmann / Reuters

Em conferência de imprensa, a companhia aérea britânica anunciou que irá instalar um terceiro avião na base do Porto, um investimento aproximado de 75 milhões de euros, que irá permitir aumentar o número de frequências e a nova rota com destino ao Funchal.

Com a abertura de três novas rotas - Porto-Funchal, Lisboa-Nantes e Faro-Lyon - e o aumento das frequências já existentes, a companhia de baixo custo quer alcançar em Portugal os cinco milhões de passageiros em 2016.

De acordo com o diretor comercial da easyJet Portugal, José Lopes, a vinda do terceiro avião, um A320, implica, entre pilotos e pessoal de cabine, mais 40 postos de trabalho diretos, que permitirá operar a nova ligação direta com a Ilha da Madeira -- que terá quatro frequências semanais -- e ainda aumentar de frequências nas rotas existentes.

Com este plano de crescimento, a companhia britânica prevê ultrapassar os cinco milhões de passageiros transportados em 2016, aumentando 700 mil em relação ao ano em curso, ou seja, cerca de 14%.

No próximo ano fiscal, a easyJet prevê crescer 9% em Lisboa, 18% no Funchal, 7,6% em Faro, 40,3% no Porto e 148,5% em Ponta Delgada (que será o primeiro ano completo de operação para os Açores, na sequência da liberalização do espaço áereo).

A rota Porto-Funchal terá início a 20 de maio, enquanto Lisboa-Nantes e Faro-Lyon começam a operar em meados de abril.

Em declarações aos jornalistas, José Lopes adiantou que o programa para o verão "ainda não está fechado", podendo sofrer uns "retoques finais",

A easyJet iniciou a operação em Portugal em 1998, estando atualmente a operar nos cinco principais aeroportos -- Lisboa, Faro, Funchal, Porto e Ponta Delgada, disponibilizando um total de 51 rotas.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.