sicnot

Perfil

Economia

EasyJet abre três novas rotas e reforça base do Porto com terceiro avião

A easyJet anunciou hoje três novas rotas a partir de abril e o reforço da operação no Porto com a colocação de um terceiro avião em permanência no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que criará 40 novos postos de trabalho.

© Christian Hartmann / Reuters

Em conferência de imprensa, a companhia aérea britânica anunciou que irá instalar um terceiro avião na base do Porto, um investimento aproximado de 75 milhões de euros, que irá permitir aumentar o número de frequências e a nova rota com destino ao Funchal.

Com a abertura de três novas rotas - Porto-Funchal, Lisboa-Nantes e Faro-Lyon - e o aumento das frequências já existentes, a companhia de baixo custo quer alcançar em Portugal os cinco milhões de passageiros em 2016.

De acordo com o diretor comercial da easyJet Portugal, José Lopes, a vinda do terceiro avião, um A320, implica, entre pilotos e pessoal de cabine, mais 40 postos de trabalho diretos, que permitirá operar a nova ligação direta com a Ilha da Madeira -- que terá quatro frequências semanais -- e ainda aumentar de frequências nas rotas existentes.

Com este plano de crescimento, a companhia britânica prevê ultrapassar os cinco milhões de passageiros transportados em 2016, aumentando 700 mil em relação ao ano em curso, ou seja, cerca de 14%.

No próximo ano fiscal, a easyJet prevê crescer 9% em Lisboa, 18% no Funchal, 7,6% em Faro, 40,3% no Porto e 148,5% em Ponta Delgada (que será o primeiro ano completo de operação para os Açores, na sequência da liberalização do espaço áereo).

A rota Porto-Funchal terá início a 20 de maio, enquanto Lisboa-Nantes e Faro-Lyon começam a operar em meados de abril.

Em declarações aos jornalistas, José Lopes adiantou que o programa para o verão "ainda não está fechado", podendo sofrer uns "retoques finais",

A easyJet iniciou a operação em Portugal em 1998, estando atualmente a operar nos cinco principais aeroportos -- Lisboa, Faro, Funchal, Porto e Ponta Delgada, disponibilizando um total de 51 rotas.

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.