sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas volta a rever em baixa défice para 2015

A Comissão Europeia voltou a rever em baixa o défice para 2015. O valor, que é agora de 3%, continua acima da estimativa do Governo e está mesmo em cima da linha vermelha do défice excessivo. Bruxelas alerta ainda para a possibilidade de um longo período de incerteza política poder prejudicar a confiança dos consumidores e empresas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

Nas previsões económicas de outono divulgadas hoje, Bruxelas diz que a economia portuguesa continua a consolidar-se, graças principalmente à procura interna. A Comissão Europeia reviu ligeiramente em alta o crescimento económico para este ano e para o próximo, mas alerta para o impacto negativo que pode vir a ter a incerteza política.

Quanto ao défice, Bruxelas continua a não acreditar na previsão do Governo de 2,7% do Produto Interno Bruto para 2015 e fala agora em 3%. O valor até baixou em relação às estimativas de Primavera, mas ao mesmo tempo que baixou o défice para este ano, a Comissão subiu a previsão para 2016, de 2,8 para 2,9% do PIB. Bruxelas está também mais pessimista em relação ao défice estrutural e à dívida portuguesa que foi revista em alta para este ano e para 2016.

Já no que toca à taxa de desemprego, há algum otimismo. As previsões divulgadas hoje falam em descida para 12% este ano e 11% no próximo.

No documento, é ainda recordado que Portugal não entregou qualquer esboço de orçamento e que, por isso, os cálculos assumem que não haverá alterações de políticas.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.