sicnot

Perfil

Economia

Putin, Merkel, Obama, Papa e Xi Jinping são os mais poderosos do mundo

A revista norte-americana Forbes elegeu Vladimir Putin como a personalidade mais poderosa do mundo, seguido de Angela Merkel, Barack Obama, o Papa e o Presidente da China.

© RIA Novosti / Reuters

O Presidente Russo recebe a distinção pelo terceiro ano seguido. A revista diz que Putin continua a provar que é dos poucos homens no mundo suficientemente poderoso para fazer o que quer e sair ileso.

Em segundo lugar vem Angela Merkel. A chanceler alemã subiu três lugares e foi considerada pela revista como a "espinha dorsal" da União Europeia.

Segue-se Barack Obama, o primeiro Presidente norte-americano em exercício a ficar de fora das duas primeiras posições do ranking. A publicação considera que a influência do chefe de Estado está a diminuir à medida que Obama entra no último ano da presidência.

O Papa Francisco surge na quarta posição, a mesma que ocupou no ano passado.

O Top 5 fica completo com o Presidente chinês XI Jinping, que a revista norte-americana destaca como o líder mais poderoso da China desde Mao tse-tung.

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.