sicnot

Perfil

Economia

Greve na Lufthansa já provocou anulação de 520 voos

A greve de pessoal de cabine da Lufthansa continua hoje nos aeroportos de Frankfurt e de Dusseldorf e já resultou na anulação de 520 voos, afetando cerca de 58 mil passageiros, segundo a companhia aérea alemã.

(arquivo)

(arquivo)

© Ralph Orlowski / Reuters

Os voos suprimidos são de curto e médio curso, já que as ligações de longo curso foram mantidas, com exceção do voo entre Dusseldorf e Newark, nos EUA, indicou uma porta-voz da Lufthansa em Frankfurt.

Cerca de 1.600 quartos de hotel foram reservados pela companhia aérea para a noite de sexta-feira para hoje, principalmente em Frankfurt, de modo a possibilitar o alojamento dos passageiros, enquanto cerca de meia centena de viajantes tiveram de passar a noite em zona de trânsito, devido à falta de visto para entrar em território alemão, precisou a mesma fonte.

Hoje é o segundo dia da greve que deverá prolongar-se até 13 de novembro, com algumas pausas, pois o sindicato de pessoal de cabine UFO anunciou a suspensão da paralisação no domingo, já que "neste dia, a maior parte das viagens são de carácter privado".

As negociações entre a transportadora aérea e os delegados de pessoal de navegação, iniciadas em dezembro de 2013, centram-se em questões relacionadas com os salários, mas também com a proteção contra os despedimentos ou as reformas e as pré-reformas, definidas por convenções coletivas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.