sicnot

Perfil

Economia

Greve na Lufthansa já provocou anulação de 520 voos

A greve de pessoal de cabine da Lufthansa continua hoje nos aeroportos de Frankfurt e de Dusseldorf e já resultou na anulação de 520 voos, afetando cerca de 58 mil passageiros, segundo a companhia aérea alemã.

(arquivo)

(arquivo)

© Ralph Orlowski / Reuters

Os voos suprimidos são de curto e médio curso, já que as ligações de longo curso foram mantidas, com exceção do voo entre Dusseldorf e Newark, nos EUA, indicou uma porta-voz da Lufthansa em Frankfurt.

Cerca de 1.600 quartos de hotel foram reservados pela companhia aérea para a noite de sexta-feira para hoje, principalmente em Frankfurt, de modo a possibilitar o alojamento dos passageiros, enquanto cerca de meia centena de viajantes tiveram de passar a noite em zona de trânsito, devido à falta de visto para entrar em território alemão, precisou a mesma fonte.

Hoje é o segundo dia da greve que deverá prolongar-se até 13 de novembro, com algumas pausas, pois o sindicato de pessoal de cabine UFO anunciou a suspensão da paralisação no domingo, já que "neste dia, a maior parte das viagens são de carácter privado".

As negociações entre a transportadora aérea e os delegados de pessoal de navegação, iniciadas em dezembro de 2013, centram-se em questões relacionadas com os salários, mas também com a proteção contra os despedimentos ou as reformas e as pré-reformas, definidas por convenções coletivas.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC