sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo avalia hoje em Bruxelas desembolso de dois mil milhões para a Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro vão avaliar hoje, em Bruxelas, se as reformas já aplicadas pela Grécia "merecem" o desembolso de dois mil milhões de euros, mas o mais provável é reclamarem mais medidas a Atenas.

Yorgos Karahalis


De acordo com diversas fontes europeias, subsistem ainda diversas diferenças entre as autoridades gregas e os seus credores relativamente a algumas medidas duras que a Grécia deve legislar e aplicar no quadro do terceiro programa de assistência externa, e é pouco provável que os ministros deem hoje "luz verde" ao desembolso de dois mil milhões de euros que já deveriam ter seguido para Atenas em outubro.

A Grécia esperava receber até ao final do ano três mil milhões de euros -- esta tranche de dois mil milhões de euros e ainda uma outra de mil milhões -- do pacote total de ajuda de 86 mil milhões de euros acordado no verão passado.

Entre os pontos que dificultam as negociações -- que ainda assim decorrem num ambiente bem mais pacífico que nos meses que antecederam o acordo sobre o terceiro resgate - encontram-se, entre outros, novas regras sobre créditos malparados e execuções imobiliárias, assim como a subida do IVA nas ilhas gregas e o preço mínimo de medicamentos genéricos.

Em virtude de o Eurogrupo e de a reunião de terça-feira alargado aos 28 (Ecofin) coincidirem com a apresentação do programa de Governo na Assembleia da República, Portugal estará representado nos encontros de Bruxelas pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.

  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.