sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo avalia hoje em Bruxelas desembolso de dois mil milhões para a Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro vão avaliar hoje, em Bruxelas, se as reformas já aplicadas pela Grécia "merecem" o desembolso de dois mil milhões de euros, mas o mais provável é reclamarem mais medidas a Atenas.

Yorgos Karahalis


De acordo com diversas fontes europeias, subsistem ainda diversas diferenças entre as autoridades gregas e os seus credores relativamente a algumas medidas duras que a Grécia deve legislar e aplicar no quadro do terceiro programa de assistência externa, e é pouco provável que os ministros deem hoje "luz verde" ao desembolso de dois mil milhões de euros que já deveriam ter seguido para Atenas em outubro.

A Grécia esperava receber até ao final do ano três mil milhões de euros -- esta tranche de dois mil milhões de euros e ainda uma outra de mil milhões -- do pacote total de ajuda de 86 mil milhões de euros acordado no verão passado.

Entre os pontos que dificultam as negociações -- que ainda assim decorrem num ambiente bem mais pacífico que nos meses que antecederam o acordo sobre o terceiro resgate - encontram-se, entre outros, novas regras sobre créditos malparados e execuções imobiliárias, assim como a subida do IVA nas ilhas gregas e o preço mínimo de medicamentos genéricos.

Em virtude de o Eurogrupo e de a reunião de terça-feira alargado aos 28 (Ecofin) coincidirem com a apresentação do programa de Governo na Assembleia da República, Portugal estará representado nos encontros de Bruxelas pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.