"Erros de política económica agora serão pagos com mais dor no futuro", diz Carlos Costa
10.11.2015 10h54
O governador do Banco de Portugal disse hoje que "todos os erros de política económica que se fizerem agora vão ser pagos em dois, três ou cinco anos, mas com muito mais dor".

JO\303\203O RELVAS
Carlos Costa falava no decorrer de um pequeno-almoço/conferência em Madrid, organizado pelo Fórum Nova Economia, no qual fez um resumo da situação financeira e económica de Portugal ao longo dos anos da crise e apontou as principais lições e desafios que se colocam ao país.
As declarações de Carlos Costa surgem também no dia em que o parlamento português debate moções de rejeição ao atual Governo (da coligação PSD/CDS), abrindo a porta a um executivo minoritário do PS, mas com apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e do PCP.
No primeiro dia deste debate, na segunda-feira, as taxas de juro da dívida portuguesa subiram para máximos de julho e a bolsa portuguesa fechou em forte queda.
Carlos Costa não abordou especificamente a questão política, nem nomeou partidos ou líderes políticos, apenas apontou eventuais erros à política económica.
O governandor do Banco de Portugal afirmou que "uma política económica sustentável requer um grande ajustamento, que é muito difícil de impôr à população", sublinhando que não há muita margem para erros.
"Um erro é como uma droga. Ficamos dependentes e não mudamos o caminho. Ou melhor, a mudança de caminho é imposta pelo credor, pelo mercado. No fim dizem que já não é possível financiarem mais, que é preciso mudar de rumo. E quando dizem para mudar de caminho já é demasiado tarde, é porque o desvio foi demasiado grande", disse o governador do Banco de Portugal, vincando que isso significa que se perde os ganhos conseguidos ao longo do caminho, ou seja é "um desperdício de capital, de pessoas e de processo de desenvolvimento".
"Voltar à tendência [de crescimento e de consolidação fiscal] é muito difícil e é muito provável que não voltemos ao caminho em que estávamos", alertou.
Por isso mesmo, os desafios de futuro, segundo Carlos Costa, passam por "continuar a consolidação fiscal", fomentar o crescimento da economia, "equilibrar o orçamento" e "manter um orçamento primário em linha com os juros que vamos pagar".
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Todos os casos confirmados de sarampo estão curados
Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).
20.04.2018 às 15h44
- 0:49
Rui Rio responsabiliza Governo de Sócrates pelas condições da ala pediátrica do S. João
O líder do PSD diz que conhece bem o problema da ala pediátrica do hospital de São João e responsabilizou o Governo de Sócrates pelo estado a que chegou o serviço.
20.04.2018 às 13h48
- 2:37
Ricardo Salgado é suspeito de pagar 1M€ a Manuel Pinho
Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no processo EDP. O homem forte do GES é suspeito de ter pagado 1 milhão de euros ao antigo ministro Manuel Pinho através de transferências mensais. Metade terá sido paga enquanto o economista ainda estava no Governo.
20.04.2018 às 14h10
-
-
- 0:37
CGTP diz que situação económica permite salário mínimo superior a 600 euros
20.04.2018 às 17h37
-
Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana
O preço dos combustíveis volta a subir já na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. Em algumas bombas, o gasóleo vai custar 1,40 euros por litro.
20.04.2018 às 14h55
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
-
-
Príncipe Carlos vai suceder à rainha Isabel II na liderança da Commonwealth
O príncipe Carlos foi esta sexta-feira aprovado como sucessor da Rainha Isabel II à liderança da Commonwealth, noticiou a imprensa britânica. O príncipe irá ocupar o lugar na mesma altura em que se tornar Rei de Inglaterra.
20.04.2018 às 15h20
- 1:29
Cuba tem um novo Presidente para manter tudo como está
O novo presidente de Cuba Miguel Díaz Canel promete honrar o legado de Fidel e Raul Castro e defender o socialismo em Cuba. O número dois do regime de Havana promete dar continuidade às reformas iniciadas pelo antecessor Raul Castro que, com 86 anos, vai continuar como secretário-geral do PC de Cuba pelo menos até 2021.
20.04.2018 às 14h36
-
Papagaios de papel com combustível são nova arma de manifestantes palestinianos
20.04.2018 às 15h53
- 2:15
Investigação portuguesa em oftalmologia considerada a melhor na área da catarata e cirurgia refrativa
Uma equipa de oftalmologia de Coimbra ganhou um dos mais prestigiados prémios internacionais na área de catarata e cirurgia refrativa. A descoberta vai dar um importante contributo para o desenvolvimento de lentes mais adequadas.
18.04.2018 às 11h58
- 3:30
O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.
20.04.2018 às 15h28
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14